quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vinhos do Vale dos Vinhedos são premiados na Expovinis Brasil 2010



O Melhor Vinho Tinto Nacional e o Melhor Espumante Nacional, segundo o Top Ten da Expovinis Brasil 2010, são do Vale dos Vinhedos. Os prêmios saíram para o Gran Legado Brut Champenoise da Wine Park e o Sesmarias 2008 da Vinícola Miolo. Além disso, o roteiro também arrecadou o prêmio de 2º lugar na categoria Vinho Tinto Nacional com o Reserva Cabernet Sauvignon 2007 da Vinícola Dom Cândido.

A conquista é um reconhecimento à qualidade dos vinhos e espumantes elaborados na região, ainda mais em um concurso tão concorrido como o Top Ten da Expovinis Brasil 2010. O prêmio elege, em diversas categorias, os 10 melhores vinhos brasileiros da Expovinis destacando a evolução da produção nacional.

Nove vinícolas estão participando da Expovinis Brasil 2010, sendo elas: Don Laurindo, Milantino, Dom Cândido, Gran Legado, Cooperativa Aurora, Miolo, Casa Valduga, Pizzato e Lídio Carraro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gastronomia mineira terá selo de reconhecimento



Além de sabor incomparável, os produtos mineiros têm nome, origem, história, e agora ganham selo de reconhecimento da procedência e qualidade. A iniciativa nasce com a “Conspiração Gastronômica”, uma OSCIP que será lançada durante a segunda Feira e Fórum de Gastronomia Mineira. O encontro acontece no Espaço 104, em Belo Horizonte, de 27 a 30 de abril.

O objetivo é preservar e divulgar a cultura e turismo gastronômico do Estado. Os idealizadores são os reconhecidos empresários Ralph Justino (Festival de Gastronomia de Tiradentes), Eduardo Maya (Comida Di Buteco e Centro Culinário) e Eduardo Avelar Guia Sabores de Minas) e tem patrocínio do Ministério do Turismo. A entrada será franca, mediante inscrição na portaria.

Profissionais referências, como Josimar Melo (crítico de gastronomia), Corina Moreira (IPHAN) e Marinalva Soares (Emater), Jackson Cabral (Senac), irão ministrar palestras sobre “Tombamento Imaterial”; “Produção Artesanal – visão do empresário”; “A cachaça com origem de qualidade”; e “Alta Gastronomia em Minas Gerais”. As palestras serão intercaladas com debates, sempre intermediados por representantes dos setores de turismo, gastronomia e empresariado do Estado.

Simultaneamente ao Fórum, acontece a Feira de Produtos de Origem, que vai apresentar iguarias artesanais de cada região do Estado. “Os ‘terroirs mineiros’ estarão expostos pelos produtores, e esse será um grande passo para certificação de procedência e qualidade. Vamos apresentar dos mais consagrados aos mais desconhecidos produtos”, explica Ralph Justino, um dos organizadores do evento.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Novotel Porto Alegre conta com novo chef



O Novotel Porto Alegre (Avenida Soledade 575, Três Figueiras) tem um novo chef. Natural de Novo Hamburgo, José Antonio Forte, 33 anos, acaba de assumir o posto, recém chegado do Mercure Gran Hotel Internacional Foz, em Foz do Iguaçu (PR).

Forte iniciou sua trajetória com o curso de hotelaria na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, através deste, mudou-se para França, onde concluiu esta etapa realizando sua especialização em Gastronomia no Instituto Vatel, situado na região de Provence, junto ao mar Mediterrâneo. O chef tem preferência pela cozinha mediterrânea e aproveitou os estudos no país europeu para trabalhar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Depois desta etapa concluiu uma Pós-Graduação no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires.

Com passagem por alguns restaurantes de Buenos Aires, o chef gaúcho também foi responsável pela implantação gastronômica, juntamente com Vera Bernardes, do restaurante Bouquet Garni, em Gramado. Aproveitou sua passagem pela cidade da serra gaúcha para trabalhar no empreendimento Laje de Pedra Mountain Village, sob a supervisão do consultor gastronômico Marcelo Jacobi. Ele também esteve ao lado de chefs renomados como Claude Troisgros e Franciesco Carli.

Conforme o gerente geral do Novotel Porto Alegre, Alexandre Facchini, “a chegada do novo chef em nossa equipe dá continuidade ao processo de melhoria e renovação constante dos restaurantes das unidades da rede Accor”.