segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Promessa de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos fica para outubro



O pedido de registro da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) foi protocolado na semana passada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no Rio de Janeiro. A promessa do instituto é de que até o final de outubro seja confirmada a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos como a primeira D.O. brasileira.

A comitiva, liderada pelo presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, foi recebida pelo presidente do instituto, Jorge de Paula Costa Ávila. O grupo contou com a participação do vice-presidente da Aprovale, Adriano Miolo; do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do projeto de pesquisa, Jorge Tonietto, Deborah Villas-Boas Dadalt, da Aprovale e do advogado Roner Guerra, que presta consultoria no processo.

Nove documentos técnicos com os estudos que atestam a identidade e qualificação da região do Vale dos Vinhedos para ser reconhecida como a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil foram entregues ao presidente do INPI. Com a promessa do INPI, Aldemir Dadalt comemora e já antecipa a realização de um grande evento para oficializar a conquista e lançar a D.O. Vale dos Vinhedos durante o mês de novembro. “Já temos um grande número de vinhos prontos que seguem as normas da certificação. Estamos animados e ansiosos para receber a primeira D.O. brasileira”, destaca.

A Aprovale já concluiu a coleta de amostras inscritas para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) – Safra 2010. Mesmo antes da obtenção da certificação, os vinhos já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros. Depois de terem sido aprovadas na primeira etapa com a comprovação de sua origem, as 13 amostras inscritas por sete vinícolas, que correspondem a cerca de 400 mil garrafas, agora passam por análises físico-químicas na Embrapa Uva e Vinho e no Laboratório de Referência Enológica (Laren), em Caxias do Sul. O próximo passo são as degustações técnicas previstas para setembro, no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa, em Bento Gonçalves.