quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Avaliação dos vinhos da Safra 2010 acontece em Bento Gonçalves/RS



A qualidade dos vinhos da Safra 2010, suas peculiaridades e diferenciais serão apresentados neste sábado (25-09) durante a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, que ocorre em Bento Gonçalves/RS. Mais de 750 apreciadores da bebida já confirmaram presença no evento, considerado o momento maior dos vinhos do Brasil.

Reconhecida pelo seu compromisso com a evolução da qualidade dos vinhos do Brasil, a avaliação mais uma vez cumpre seu papel de diagnosticar uma safra, fornecendo subsídios para que o setor possa continuar avançando qualitativamente no mundo vitivinícola. Ano a ano, as particularidades de cada safra são evidenciadas e colocadas à prova. Desde 1993, a produção nacional é analisada por especialistas do vinho. Este ano, 260 amostras inscritas por 55 vinícolas de sete estados brasileiros foram submetidas ao olhar, olfato e paladar criteriosos de um time de 87 enólogos brasileiros.

Ao invés de medalhas, o ranking da representatividade da Safra 2010 serve de parâmetro para o setor direcionar investimentos e apostar em novas técnicas. Dentro de uma relação de 78 vinhos classificados entre os 30% representativos, a seleção de 16 amostras são degustadas simultaneamente por cada participante.

Técnicos, experts, enófilos e até mesmo leigos no assunto celebram o momento em perfeita comunhão. Cada um dos participantes, juntamente com o painel de 16 comentaristas convidados, degusta a mesma amostra. As considerações podem ser comparadas com o comentário do degustador da mesa principal, revelando o caráter educativo do evento.

A grande inovação deste ano foi a informatização do processo de avaliação das amostras, realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. A novidade garante maior agilidade e segurança, apresentando resultados simultâneos com relatório final. Com isso, será possível enviar às vinícolas informações dos vinhos como instrumento de análise para a determinação de novas atitudes.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Restaurante La Pampa abre suas portas em Porto Alegre



O chef Ricardo Sabbado retorna a sua terra natal depois de 15 anos de experiência internacional como Chef Executivo, trazendo para Porto Alegre uma nova proposta de gastronomia: “La Pampa - Cocina de Autor”, o primeiro restaurante argentino na Capital gaúcha com cozinha contemporânea e de fusão.

O novo restaurante localizado no bairro Mont´Serrat (Rua Ten. Cel. Fabrício Pilar, 681) abre as portas para o público nesta quinta-feira (16-09), com serviço de segunda à sábado, das 12h às 23h. No cardápio, os apreciadores da autêntica cozinha argentina encontrarão um desfile de pratos elaborados com os mais frescos produtos locais, seletos cortes da melhor carne argentina, acompanhados de uma excelente carta de vinhos e sobremesas irresistíveis.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recortes da Índia no Porto Alegre Bistrô



Quem aprecia a cozinha indiana pode anotar na agenda: de 9 a 11 de setembro, o chef Alexandre, do Sharin, mais badalado restaurante indiano de Porto Alegre, vai estar lado a lado com o chef Mauro Sousa, do Sheraton Porto Alegre, para apresentar um típico festival oriental, com quatro entradas, oito pratos principais e duas sobremesas.

Na entrada é possível provar duas iguarias típicas: os Kebabs, ovos de condorna envoltos em carne moída, condimentados com páprica e hortelã e Samosas, tradicionais pasteizinhos recheados com queijo panner e curry. Entre os pratos principais, os destaques dos chefs ficam por conta do sabor suavemente picante do Lamb Mint, iscas de cordeiro marinado em champagne e hortelã com especiarias, um dos pratos mais populares do norte da índia, e o Mango Praws, camarões gigantes adocicados com molho de manga, prato tradicional na região costeira, que também leva leite de côco.

Nas opções de sobremesa, Gulab Jamon, bolinhos de leite com calda de cardamomo embebidos em água de rosas e a Chum Chum, banana flambada com açúcar mascavo servida com sorvete de creme. Para amenizar os toques acentuados de pimenta da culinária indiana, será servido o Lassi, bebida feita com iogurte, cardamomo e água de rosas.

Todos os detalhes foram pensados para que o cliente se sinta na Índia: um show de dança clássica indiana, o Bharata Natyam, garante à noite o clima do país que é a grande estrela do festival. Na tradição hindu, a dança, marcada por movimentos ricos de mãos e grande expressão dos olhos, é uma dádiva do deus Brahma aos humanos. A lenda conferiu à dança um caráter sagrado, o que faz com que seja realizada como uma oferenda aos deuses.

Serviço:

O que: Festival Indiano no Sheraton
Quando: 9, 10 e 11 de setembro, a partir das 19h
Onde: Porto Alegre Bistrô (térreo do Hotel Sheraton Porto Alegre - Olavo Barreto Viana, 18)
Quanto: R$ 89,00 + 10%
Cartões: Todos, exceto Banricompras e Hipercard

Mais informações e reservas: guestservice@sheraton-poa.com / (51) 2121-6060