segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vinícola Nieto Senetiner harmoniza com melhores exemplares no restaurante La Pampa



Na sexta-feira (15-04) aconteceu no restaurante La Pampa (Rua Ten. Cel. Fabrício Pilar, 681 – Mont’Serrat), em Porto Alegre, o evento da importadora Porto a Porto para apresentar os vinhos mais premiados da vinícola Nieto Senetiner, de Mendoza, na Argentina. Os pratos do cardápio, criados pelo chef Ricardo Sabbado especialmente
para o evento, foram de grande destaque para harmonizar com os vinhos.

O prato principal “Entrecot de angus argentino com risotto de funghi porcini ao molho de mostarda ancienne” (foto) harmonizou perfeitamente com o vinho Cadus Single Vineyard da variedade Malbec safra 2009. Esta variedade se adaptou ao terroir da região de Mendoza, esta variedade revela sua concepção artesanal e a expressão máxima de vinícola. A denominação “Single Vineyard” significa que as uvas provêm de um vinhedo único. O Cadus Single Vineyard estagia 24 meses em carvalho francês de primeiro uso, seguido por dois anos de amadurecimento na garrafa. No evento também foram servidas as variedades Cabernet Sauvignon e Syrah.

Além do prato principal, a entrada servida foi “Mescla de folhas da estação com lâminas de damascos e castanhas de caju. Bastonentes de palmito pupunha em redução de aceto balsâmico. O primeiro prato servido, ante do principal, foi o “Conchiglioni recheado com mousseline de presunto Parma ao molho cremoso de queijo gruyère”.
E a refeição terminou com a sobremesa “Crepe de doce de leite”. Todos receberam vinhos adequados para a harmonização.

Breve histórico da vinícola:

A Bodegas Nieto Senetiner conta com uma história que remonta o ano de 1888, quando os imigrantes italianos plantaram os primeiros vinhedos em Vistalba. Durante décadas, a bodega passou por diferentes famílias, e em 1969 chegou nas mãos da família Nieto Senetiner. Em 1998, a bodega foi adquirida pelo Grupo Pérez Companc, uma das famílias
mais ricas e poderosas da Argentina.

Atualmente a Nieto Senetiner conta com 352 hectares de vinhedos próprios localizados em Agrelo, Vistalba e Alto Agrelo. Da região de Tupungato compram as uvas brancas Chardonnay e Viognier. A produção de vinhos engloba desde a linha básica Benjamin,
espumantes Blanc de Noirs como o Nieto Senetiner Extra Brut, até os rótulos premium como o Cadus e o Bonarda.

A Nieto Senetiner está localizada na Rua Guardia Vieja, em Vistalba, Luján de Cuyo, que fica muito próximo de centro de Mendoza. Embora a programação de visitas seja um pouco limitada, sem opções de almoço ou janta na bodega, a região é belíssima
e vale o passeio. Quem estiver em Buenos Aires a dica é conhecer a Casa Nieto Senetiner, um espaço de muito bom gosto destinado a degustações, cursos e treinamentos.

Prêmios na Argentina:

A vinícola Nieto Senetiner recebeu algumas medalhas para seus vinhos na 5ª Edição do Concurso “Argentina Wine Awards – World’s Best Sommeliers 2011”.

Confira os rótulos premiados da vinícola:

- Medalha de Ouro:
Cadus Single Vineyard Malbec 2007

- Medalha de Prata:
Cadus Blend of Vineyard Malbec 2008

- Medalha de Bronze:
Nieto Senetiner Reserva Bonarda 2010
Nieto Senetiner Reserva Malbec 2010
Don Nicanor Cabernet Sauvignon 2009
Don Nicanor Malbec 2009
Nieto Senetiner Limited Edition Bonarda 2008

sábado, 23 de abril de 2011

Restaurante D.O.M. é considerado o sétimo melhor do mundo












O D.O.M. Restaurante (Rua Barão de Capanema, 549, Jardins), em São Paulo, foi eleito o sétimo melhor do mundo, de acordo com a décima edição da revista “Restaurant Magazine”. Posicionado em 2010 em 18º lugar, o D.O.M. subiu 11 posições. Este é o sexto ano consecutivo que o restaurante do chef Alex Atala (foto) está presente na lista. A casa segue sendo o Melhor Restaurante da América Latina, de acordo com a lista.

Publicado anualmente pela revista britânica “Restaurant” desde 2002, o S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants é reconhecido como o mais célebre indicador dos melhores lugares para comer nos cinco continentes. O prestigiado ranking é compilado pela Nespresso World’s 50 Best Academy, que reúne jornalistas de gastronomia, críticos, editores e comentaristas em todo o mundo. Ao todo, foram cerca de seis mil votos de mais de 800 especialistas.

Em sua primeira aparição, em 2006, Atala conquistou a 50ª posição no ranking publicado pela “Restaurant”. No ano seguinte, o D.O.M. figurou no 38º lugar e, em 2008, o restaurante brasileiro esteve na 40ª posição. Em 2009, o chef comemorou o 24° lugar, subindo 16 posições, e, em 2010, o restaurante ficou entre os 20 primeiros da lista, emplacando o 18º lugar, além de ser classificado como o Melhor Restaurante da América Latina.

No Brasil, o D.O.M. possui cotação máxima no “Guia 4 Rodas” e já ganhou prêmios como melhor cozinha contemporânea da Capital paulista, pelas revistas “Gula” e “Veja São Paulo”, e melhor restaurante do ano, pela revista “Prazeres da Mesa”.

Como é feita a eleição:

Para a compilação da lista, o mundo foi dividido em 27 regiões, cada uma com uma cadeira regional que preside a um painel de juízes, que, juntos, formam a Nespresso World's 50 Best Academy.

Cada membro pode dar sete votos, dos quais o máximo de quatro para restaurantes de sua própria região. Qualquer restaurante votado deve ter sido visitado nos últimos 18 meses, e ninguém tem permissão para votar em seu próprio restaurante.

Mais informações: (11) 3088-0761

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Restaurantes do Grand Hyatt SP promovem brunch especial



O Grand Hyatt São Paulo oferece no dia 24 de abril, domingo de Páscoa, uma programação repleta de sabores para toda a família. Das 12h30 às 16h, os três restaurantes do hotel promovem o celebrado Grand Brunch de Páscoa. As delícias francesas do Eau, os exóticos sabores do japonês Kinu e as especialidades italianas do Grand Caffè garantem uma programação em família de muitos aromas e sabores.

Os menus criados pelo italiano Domenico Cicchetti, o nipo-brasileiro Kazuo Harada e os franceses Laurent Hervé e Laurent Grolleau trarão pratos típicos de cada país. Além disso, estações de churrascos, crepes e chocolates, buffet completo de acompanhamento, sobremesas variadas, bebidas não alcoólicas, caipirinhas e cervejas farão parte das opções. Os pequenos ainda poderão se divertir com a “Caça ao Ovo de Páscoa” supervisionada por monitores especializados em recreação infantil.

Veja alguns destaques do menu:

:: Eau French Grill: caviar de berinjela ao tomilho, gougère (pão de queijo típico francês), pão eau, lavoche (pãozinho típico francês) de alho e stick de queijo; bacalhau acebolado “à la provençale” com azeitonas e bearnaise; vieras em tartar com algas servidas na casca, polvo cozido e marinado e salada de vôngole com alho negro.

:: Kinu: Harumaki de salmão e cebolinha; lula empanada; sushis e sashimis variados; anchovas negras com legumes grelhados e molho teriyaki de ume (ameixa japonesa salgada).

:: Grand Caffè: Focaccia com orégano e tomate seco; bruschetta de cogumelos; seleção de queijos italianos (provolone, taleggio, pecorino, caprino e gorgonzola); salada alla Genovese (camarões em vinho tinto); perna de carneiro com ricota, espinafre, pinhão e redução de vinagre balsâmico.

:: Sobremesas: seleção de petit-fours doces; seleção de crepes franceses; estação de chocolates variados; seleção de musses e cremes; colomba pascal e ovos de páscoa para as crianças.

Serviço:

- Brunch de Páscoa
- Onde: Grand Hyatt São Paulo
- Quando: 24 de abril (domingo de Páscoa)
- Horário: das 12h30 às 16h
- Quanto: R$ 150,00 por pessoa. Associados Club at the Hyatt têm 15% de desconto. Crianças de 0 a 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam 50% do valor por pessoa.

Mais informações: (11) 2838-3207

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mercure SP Nortel promove Festival de Bacalhau durante a Páscoa


Curtir uma “folguinha” de quatro dias durante o feriado de Páscoa e conhecer lugares especiais, dentro ou fora de São Paulo, que ofereçam atrações interessantes e, principalmente, um cardápio especial. Nessa época, o bacalhau é o mais famoso e procurado dos pratos. Por isso, o restaurante do Mercure SP Nortel, Fior D´Italia (Avenida Luiz Dumont Villares, 400, Santana) promove o “Festival do Bacalhau”.

O menu conta com três opções de entrada, como Bolinho e Saladas de Bacalhau, e oito pratos principais deliciosos, como Risoto de Bacalhau, Bacalhau a Bras e o Bacalhau do Chef. O cardápio, apesar de contar com o peixe tradicional nesta época, é diversificado e atende a todos os gostos. O “Festival do Bacalhau” acontece entre os dias 08 de abril e 29 de maio.

Mais informações: h3629-re@accor.com.br / (11) 2972-8111