domingo, 30 de outubro de 2011

Curso de degustação de espumantes acontece em Porto Alegre/RS



O espumante será o foco do workshop oferecido pela Basilic Gastronomia na próxima terça-feira (01/11), a partir das 19h30. O sommelier José Pinheiro compartilhará sua vasta experiência no Curso de Degustação de Espumantes, proporcionando aos participantes uma experiência única de experimentar alguns dos melhores espumantes nacionais. O programa terá duração de duas a três horas na Cozinha Gourmet Basilic (Avenida Nova York, 364), em Porto Alegre/RS. A sequência de degustação contará com brindes de espumantes Dunamis, Peterlongo Prosecco Brut e Casa Perini Moscatel Asti, entre outros.

Conta a lenda que o champagne era servido em Reims, cidade do pai do espumante, em toda coroação da nova realeza – que acontecia na Catedral de Notre Drame de Reims – e assim, até hoje a bebida é reconhecida como sinônimo de luxo. Para sorte dos brasileiros este é o vinho mais glamoroso e elegante, considerado um dos melhores produtos do nosso país. A alta qualidade da bebida nacional vem sendo reconhecida em diversos concursos pelo mundo afora.

A paixão pelos vinhos levou o José Pinheiro para a Itália em 2006. Durante os cinco anos em que viveu na Europa tornou-se sommelier pela AIS – Associazione Italiana Sommeliers. Sua experiência profissional foi adquirida em diferentes restaurantes de Milão e em eventos por todo o país, como a Vinitaly, uma das maiores feiras de vinhos do mundo, realizada em Verona. De volta ao Brasil, Pinheiro faz parte hoje da Federação Sommelier Internacional do Brasil e coordena a Sommellerie, em que oferece serviços de consultoria e formação.

Mais informações: contato@basilicgastronomia.com.br / (51) 3013-2913

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dal Pizzol apresenta vinhos e espumantes de novas safras







Os aromas e sabores da Dal Pizzol Vinhos Finos estão renovados. A vinícola disponibiliza no mercado seus vinhos e espumantes de novas safras. Como em cada colheita, o clima desempenha papel fundamental nas uvas e resulta em características particulares, interferindo diretamente no vinho ou no espumante. As novidades também indicam a possibilidade de renovação da adega. Além dos vinhos, a empresa também apresenta novos lotes de seus espumantes Dal Pizzol e Do Lugar.

Dal Pizzol:
- Chardonnay 2011
- Touriga Nacional 2010
- Merlot 2009
- Cabernet Sauvignon 2009
- Pinot Noir 2011
- Brut Charmat
- Brut Champenoise
- Brut Rosé

Do Lugar:
- Cabernet Franc 2009
- Merlot Cabernet (Seleção)
- Brut Charmat
- Moscatel

Happy Hour da Abrasel RS acontece na Bazkaria Express



Hoje (25-10) acontece nova edição do Happy Hour da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel/RS). Este evento mensal ocorre às 19h na Bazkaria Express (Rua Comendador Rheingantz, 538 – Mont Serrat), em Porto Alegre. O encontro visa aprimorar conhecimentos, discutir temas relacionados à gastronomia e ampliar a rede de contatos entre os representantes do setor.

Na oportunidade, os empresários poderão degustar algumas das especialidades da gastronomia espanhola oferecidas pelo estabelecimento anfitrião. Serão servidos: camarão rosa com alho poro e pimentões tricolores, concassé de tomate perita, lascas de parmesão e manjericão fresco. Também terá a degustação de cogumelo castanho recheado com gorgonzola, purê de tomate perita com aliche em azeite de salsa fresca, casquita de provolone com mousse de azeitonas negras, cestita ao azeite extra e alho confitado.

Mais informações: (51) 3012.9922

domingo, 23 de outubro de 2011

Vinícola Courmayeur lança espumante em Porto Alegre



A vinícola Courmayeur, de Garibaldi/RS, lança nesta quinta-feira (27-10) o espumante Retrato Courmayeur Nature no restaurante Barranquinho (Avenida Protásio Alves, 1538), em Porto Alegre. O espumante revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha.

Elaborado somente em safras excepcionas, as uvas utilizadas em sua elaboração provêm exclusivamente do vinhedo "Colina Verde C1", localizado em Garibaldi. As suas características geográficas oferecem uma total harmonia para o desenvolvimento desta variedade. As uvas sāo colhidas manualmente nas primeiras horas da manhā e prensadas cuidadosamente para extrair os mais finos e delicados aromas da casta Chardonnay. De aroma frutado, apresenta perlage intenso, fino e persistente.

A fermentação é feita com levedura selecionada específica para a variedade Chardonnay, realizada em tanque de aço inoxidável com controle de temperatura. Logo em seguida, inicia-se a tomada de espuma em autoclave, permanecendo por oito meses em contato com as leveduras (Método Charmat Longo). Ao final da tomada de espuma restou neste espumante apenas o açúcar residual da fermentação, valorizando ainda mais as características e a potencialidade da uva Chardonnay da região da Serra Gaúcha.

O espumante Retrato é classificado como “nature”, ou seja, mais seco (menos açúcar) que um extra brut. É elaborado exclusivamente com a variedade Chardonnay, proveniente de um único vinhedo. A bebida considerada Top Premium terá apenas 6 mil garrafas e já está disponível para venda.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ibravin realiza Circuito Brasileiro de Degustação



Os melhores vinhos e espumantes brasileiros em um só lugar. Esta é a proposta do Circuito Brasileiro de Degustação, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) retoma este ano, com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Três capitais brasileiras receberão a edição deste ano do Circuito, que não era realizado desde 2005. O Ibravin reunirá 25 vinícolas brasileiras, de quatro estados produtores – Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – para degustação de vinhos, espumantes e suco de uva 100% natural e integral.

O roteiro estreia na próxima segunda-feira (24-10), em Porto Alegre, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Depois, segue para São Paulo, na terça-feira; e Rio de Janeiro, na quinta-feira. “É uma oportunidade única ter tantas vinícolas em um só lugar. Para quem está procurando novos rótulos para cartas de vinhos e mesmo para kits de final de ano, é uma ocasião imperdível”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

O Circuito Brasileiro de Degustação será realizado das 15h às 22h em Porto Alegre. Das 15h às 19h, o evento é fechado para profissionais (sommeliers, chefs, proprietários de restaurantes, bares, hotéis, entre outros) e jornalistas. A partir das 19h, o Circuito abre para o público em geral. O preço do ingresso é de R$ 50,00. O Ibravin está oferecendo 100 vagas gratuitas para consumidores. Para se habiliar, basta enviar um e-mail para vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).

Confira as vinícolas participantes do Circuito Brasileiro de Degustação:

Antônio Dias – Basso – Campos de Cima – Casa Valduga – Cave Marson – Cooperativa Vinícola Aurora – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Dal Pizzol – Dom Cândido – Domno do Brasil – Don Giovanni – Don Laurindo – Duccos – Dunamis – Góes & Venturini – Larentis – Lidio Carraro – Miolo – Pericó – Perini – Pizzato – Sociedade Vinícola Estrada Real – Salton – Valmarino – Viapiana

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Revista Gula indica espumante Guatambu Extra Brut



O espumante feito pelo método champenoise da Guatambu, localizada na Campanha Gaúcha, está em destaque na edição 223 da Gula, uma das mais tradicionais revistas de gastronomia do País. A bebida está na seção “Editor indica”, como preço justo, “bom de boca e de bolso”. Foram selecionados apenas cinco rótulos da Austrália, Itália, Brasil e Estados Unidos.

Confira o comentário feito pelo editor: “Produto recente no mercado, esse espumante da vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, na fronteira gaúcha com o Uruguai, é 100% Chardonnay, apresentando bolhas persistentes e acidez viva, refrescante”.

O espumante Guatambu Extra Brut também foi destaque no Guia Adega Vinhos do Brasil 2011-2012, lançado recentemente pela Editora Inner, veja a avaliação:“Bonito perlage de onde vem aroma de ligeiro tostado e frutas brancas. Suave na boca, é um extra brut que retém um delicado frutado, reforçado por bom volume de boca e retrogosto cítrico”.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados acontece em Bento Gonçalves/RS












A festa dos vinhos e espumantes brasileiros premiados internacionalmente terá dois chefs em sua 15ª edição. A Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes, que acontece no dia 04 de novembro no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, apresenta o melhor da gastronomia mediterrânea com os chefs Mané Young, de Campos do Jordão, e Orlando Baumel, de Curitiba.

Mané Young (E na foto) conta com mais de 35 anos de experiência. Entre as décadas de 1970 e 1990 trabalhou em alguns dos mais respeitados restaurantes de São Paulo. Em 1998 transferiu-se para Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, onde criou o buffet Mané Young. Já Orlando Baumel (D) é, além de chef de cozinha, músico, saxofonista e clarinetista. Formado pelo Centro Europeu, atua como consultor em gastronomia e possui passagem por diversos restaurantes curitibanos.

A Noite de Gala surgiu em 1997 com o objetivo de prestigiar e divulgar o que há de melhor em cultura, gastronomia e a junção de tudo isso na região serrana do Rio Grande do Sul: o vinho. Sucesso de público desde as primeiras edições, o evento ficou marcado pela passagem de nomes renomados da música e da gastronomia, além de se tornar sinônimo de requinte e sofisticação.

Mais informações: (54) 3455-3555 / 9966-1139

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

São Bernardo/SP ganha loja de produtos gourmet



Comidas e bebidas das melhores marcas nacionais e importadas combinadas com sobremesas caseiras de várias partes do Brasil e receitas exclusivas. Essa é a proposta da “Casa da Vila”, um empório gourmet inaugurado recentemente em São Bernardo do Campo/SP, no bairro Nova Petrópolis. “Nosso foco é atender a um cliente que aprecia a boa mesa, tem algum conhecimento de culinária e, até hoje, tinha dificuldade para encontrar produtos mais sofisticados no ABC”, explica Carolina Fagnani de Paiva, sócia do empreendimento com o marido, Jeferson de Paiva.

Para oferecer produtos de qualidade, os empresários se concentraram nos últimos três meses em selecionar fornecedores que atendessem um padrão estabelecido a partir de consulta a chefs respeitados e de visitas aos melhores estabelecimentos semelhantes pelo País. “Além de oferecer comidas e bebidas já conhecidas e consagradas, também investimos em produtos exclusivos. Temos, por exemplo, doces e geleias feitos sob encomenda por produtores do interior, que ainda são desconhecidos nos grandes centros”, diz Jeferson.

Aqueles que não têm muita habilidade na cozinha também podem comemorar. O empório “Casa da Vila” dispõe de alimentos prontos ou de fácil preparo como sopas, empanados e linguiças. Serve também lanches, uma seleta carta de vinhos e os mais requisitados destilados importados e nacionais.

O casal ressalta que a mesma atenção dispensada ao paladar dos clientes foi dada ao seu conforto durante as compras. “Temos um bicicletário e um dog point, além de estacionamento próprio. Com isso, queremos que os moradores de São Bernardo não sejam apenas fregueses do “Casa da Vila”, mas nossos convidados para uma experiência gourmet, onde eles possam encontrar o que desejam, conhecer outros produtos e descobrir novos sabores”, finaliza Carolina.

Serviço:
Casa da Vila
Endereço: Avenida Wallace Simonsen, 360
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 9h às 20h, sábado das 9 h às 18h e domingo das 9h às 13h
Mais informações: (11) 4930.2828

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Hashi Art Cuisine lança iPad com vinhos e espumantes



O restaurante Hashi Art Cuisine (Rua Des. Augusto Loureiro Lima 151), em Porto Alegre/RS, acaba de disponibilizar uma inovação entre os restaurantes na Capital gaúcha. A novidade é a possibilidade de escolher os vinhos e espumantes da casa pelo iPad. O aplicativo é integrado à rede social de vinhos WineTag.

Além da carta de vinhos, também é possível fazer uma busca das bebidas por região, preço, harmonizações com pratos do restaurante e avaliações dos consumidores, que ficam visíveis a outros clientes. “A ideia é criar um canal totalmente interativo com o público e oferecer informações dos próprios consumidores”, comenta o chef e proprietário Carlos Kristensen. A inovação terá ainda informações detalhadas, como a descrição do produtor e a avaliação de experts. As impressões sobre os vinhos ficam registradas para serem compartilhadas em várias redes sociais.

Durante o evento de lançamento do aplicativo, a importadora Porto a Porto, parceira do Hashi neste projeto, disponibilizou um fantástico espumante espanhol Brut Cava Don Román da Bodega Marqués de Tomares (foto). Esta bebida é da região de Penedés e composta pelas variedades Macabeo, Xarel-lo e Parellada. O espumante apresenta cor amarelo palha com leves reflexos dourados e perlage persistente. Aromas finos, delicados, notas florais e de mel. É redondo, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável.