quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Restaurante de Porto Alegre é pioneiro em servir carne certificada Hereford e Braford













A unidade do restaurante Vermelho Grill em Porto Alegre é o primeiro a oferecer cortes do Programa Carne Certificada Pampa, uma iniciativa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Frigorífico Marfrig. Entre os principais cortes disponíveis estão o Prime Rib, Short Rib, Ossobuco, Tibone, Picanha, Maminha, Contra-Filé, Filé Mignon, Costela e Assado de Tiras.

Na coletiva de imprensa de apresentação dos cortes, que aconteceu na terça-feira (21-08), foram servidos o Assado de Tiras (foto) e o Contra-Filé. Como essas peças são provenientes de animais jovens com bom acabamento de gordura, a carne tem características marcantes de maciez e suculência. O destaque do acompanhamento foi o Arroz a Rodeio, um mix de arroz com bacon, ovo mexido, brócolis e batata palha.

A proposta do Vermelho Grill é servir carne de qualidade diretamente da fazenda, sendo que 100% dos cortes são oriundos das raças Hereford e Braford. A outra unidade do restaurante está localizada em Campo Grande/MS.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Varietal Bonarda da vinícola argentina Familia Mayol


















Um vinho que degustei recentemente e apresentou boa estrutura e corpo é o varietal Bonarda safra 2007 da Familia Mayol, da região de Mendoza, na Argentina. Com 14,5% de graduação alcoólica, como se caracterizam os vinhos argentinos, este exemplar apresenta uma cor bastante intensa, aromas encorpados e agradáveis de frutas pretas como cerejas e framboesas. Na boca é suntuoso e de bastante corpo, taninos regulares e firmes, de um final bem longo, sendo ideal para acompanhar assados e carnes gordas.

A degustação deste Bonarda, uma cepa que vem obtendo resultados muito bons na Argentina, aconteceu em um evento sobre vinhos do Mercosul na quinta-feira (09-08) da semana passada no andar térreo da Galeria Florêncio Ygartua, em Porto Alegre. A apresentação ficou a cargo do consultor de vinhos e espumantes Armando Peterlongo Menegotto. Ele falou sobre as características de diferentes regiões produtoras e como deve se degustar um bom exemplar, com dicas sobre temperatura e varietais adequados para determinados tipos de pratos. Neste dia também foram degustados os vinhos Zentas Reserva Malbec safra 2008 e o Hache Reserva Carmenére.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Restaurante português em Sorocaba/SP aposta em ambientação sofisticada

Inaugurado já pouco menos de um ano, o restaurante Dom Afonso, localizado em Sorocaba (a 90 km de São Paulo/SP) oferece clássicos da gastronomia lusitana com toques contemporâneos em um ambiente sofisticado, cheio de referências à história e arquitetura portuguesas.

Com arquitetura imponente, assinada por Márcio Pedrico, a casa traz uma combinação moderna e nostálgica em sua decoração, com materiais de reuso, como a madeira de demolição cruzeta, retirada de antigos postes de iluminação, os ladrilhos hidráulicos e a formatação clean do deck.

A casa, que tem como proprietários Rui Rodrigues - português da região do Porto - e Mariele Olivia - sua esposa - mostra que de imponente não tem somente o nome de um rei. Eles fizeram questão de acompanhar de perto a criação do ambiente e imprimiram na decoração seus gostos pessoais, trazendo diversas peças que adquiriram em viagens, inclusive os azulejos que revestem algumas das paredes do salão, importados da Europa.

A experiência gastronômica tem início com o farto couvert composto por bolinhos, patês e torradinhas e uma grande variedade de pãezinhos feitos na casa, com destaque para o de coco e o de abóbora. Com passagem por diversos restaurantes portugueses em São Paulo/SP, Francisco Di Assis é o chef titular da cozinha do restaurante, que preza pelos clássicos da cozinha lusitana com um toque contemporâneo em suas criações.

Passando por 10 opções de pratos com o famoso bacalhau, entre eles o Bacalhau do Dom Afonso (posta dourada no azeite, com brócolis, batata sauté, azeitonas pretas e arroz de tomate), sucesso de pedidos na casa, o menu oferece receitas com frutos do mar, Lagostins Grelhados - lagostins abertos e grelhados na casa com arroz roquefort (foto) - como uma das sugestões, além de pratos de arroz, massas, aves e carnes.

A parte da refeição mais aguardada por alguns clientes traz os famosos doces conventuais como sugestões de sobremesas, como o Rocambole de chocolate com recheio de baba de moça, Canilhas com creme de baunilha e os clássicos Sericaia do Alentejo e Toucinho do Céu, entre as escolhas para finalizar o almoço ou jantar.

Além da gastronomia, vale a pena destacar o serviço da casa, com sua brigada de ouro, que conta com funcionários que já passaram por premiados restaurantes na capital, como o A ela Sintra, Bacalhoeiro, Antiquarius e o extinto Café Antique.

A belíssima adega do restaurante, que comporta mais de 600 rótulos, sendo 80% deles de origem lusitana, também merece atenção. Além das garrafas dispostas em armações individuais de ferro, a beleza do espaço fica por conta do lustre de cristais vermelhos e das paredes revestidas por madeira de demolição. A frente de vidro deixa toda essa combinação de elementos à vista de quem transita pelo salão principal.

Serviço:
:: Restaurante Dom Afonso
:: Endereço: Rua Capitão nascimento Filho 149 – Jardim Vergueiro, em Sorocaba/SP
:: Horário de funcionamento: Terça a sexta das 12h às 15h e 19h às 0h. Sábado das 12h às 16h e 19h à 1h. Domingo das 12h às 17h
:: Observações: Música ambiente. Acesso para deficientes. Possui área para fumantes (área externa na entrada do restaurante). Sistema Wireless
:: Lugares: 120
:: Telefones: (15) 3031-1001/1002/1003
www.domafonsorestaurante.com.br

domingo, 12 de agosto de 2012

Pub promove harmonização de pratos com cervejas da escola britânica

Na segunda-feira passada, dia 06 de agosto, a unidade do Pub Mulligan Zona Sul (Wenceslau Escobar, 1823), em Porto Alegre, promoveu o evento “Beers of the World” que consistiu em um jantar harmonizado com cervejas da escola britânica. A principal característica das cervejas da Inglaterra é a quantidade mais intensa de lúpulos, que caracteriza a bebida com mais amargor.

Confira a sequência da degustação:

Recepção:
Marston´s Pedigree – A Marston´s é a maior cervejaria independente do Reino Unido, produtora desta famosa cerveja, já tendo sido eleita como a "Rainha das Bitters" e nomeada como ícone da Inglaterra pelo governo inglês. Alguns estudiosos no assunto colocam a Pedigree entre as dez cervejas obrigatórias de serem provadas antes de morrer! Este é uma das Ale mais vendidas no país europeu.



















Entrada:
Fishermann Salad – Salada composta de folhas verdes, laranja, nozes, salmão e vinagrete de aceto balsâmico.



















Harmonização:
Spitfire Premium Kentish Ale – Este é simplesmente a mais clássica e tradicional ale inglesa, tendo conquistado a medalha de ouro em 2009 no Monde Selection. Ela é elaborada a partir da infusão de três lúpulos de Kent, que confere o amargor balanceado e aroma floral desta Bitter inglesa de cor vermelho-sangue. Há notas de geleia de uvas e pimenta do reino. Seu final frutado decai aos poucos com lembranças de especiarias e framboesa sivestre.



















Primeiro prato:
Sanduíche Cherry Blues – Massa com recheio de carne e molho escuro.



















Harmonização:
Wychwood Hobgoblin – Esta cerveja é produzida com maltes pale e chocolate, encorpada pela torrefação do malte. Apresenta bela coloração vermelho-rubi e adição de lúpulos “English Fuggles“ e “Styrian Goldings”. Seu sabor moderadamente amargo é equilibrado com leves notas frutadas que permanecem até o final. Graduação alcoólica de 5,2%.



















Segundo prato:
Boxty de Cordeiro – Uma massa elaborada com batata com recheio de carne de cordeiro.



Harmonização:
Coopers Best Extra Stout – Esta cerveja australiana (a única que não pertencia à Inglaterra) contém 6,3% de álcool e apresenta aroma de café e malte torrado. Na boca se apresenta forte e encorpada. A Coopers Stout tem o caráter indomável da Austrália selvagem, das surpresas da “grande barreira de coral” e do deserto australiano.



















Sobremesa:
Sorvete de creme com Baileys



















Harmonização:
Marston´s Owd Rodger – Este é uma receita inglesa de red ale com mais de 500 anos. Os sabores possíveis de identificar são de frutas secas, além do malte e do final amargo. É muito apreciada nos campos ingleses.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gewürztraminer da Estância Guatambu chama atenção

Na sexta-feira (03-08) da semana passada, o Núcleo Cultural do Vinho da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre, promoveu uma degustação de vinhos da Estância Guatambu, situada em Dom Pedrito/RS, fronteira com o Uruguai.

Foram cinco exemplares de excelente corpo e estrutura. Destaco o Gewürztraminer Luar do Pampa safra 2011 (foto ao lado), pois apresenta jasmin e menta, além de leve toque de abacaxi. Este é um exemplar que me surpreendeu, pois até então a grande maioria que experimentara apresentava-se muito adocicado na boca. Este Gewürztraminer contém coloração dourada com tons esverdeados, sendo ideal de degustá-lo entre 9° e 12°C. A assinatura é do enólogo uruguaio Alejandro Cardozo.

Também chamou atenção o espumante Nature Extra Brut (foto abaixo). Elaborado com 100% de uvas Chardonnay da safra 2011 pelo processo champenoise, este exemplar exibe cor esverdeada, perlage fino e mousse duradouro. Na boca apresenta aromas frescos com a combinação entre frutos secos, tostados e frutas brancas. Este Nature também leva a assinatura do enólogo uruguaio.

Além destes dois vinhos, foram degustados o tinto Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 e os espumantes Guatambu Extra-brut (champenoise) e Poesia do Pampa Brut. Todos apresentaram excelente qualidade, com destaque para o Rastros do Pampa, que recentemente recebeu a Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hotel Sheraton Porto Alegre promove festival de Sopas e Cremes















O hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana 18 - Moinhos de Vento) promove o festival de Sopas e Cremes, de 09 a 11 de agosto, no Porto Alegre Bistrô. O valor da janta (buffet) custa R$ 65,00 + 10% (bebidas não inclusas). A edição deste ano traz uma novidade: o tradicional Mocotó. Muito apreciada em todas as regiões do país, a composição vem com o toque especial do chef Mauro Sousa nos temperos e na seleção dos ingredientes.

Outro destaque é a Sopa Tailandesa (foto), que promete encantar os adeptos da culinária condimentada. Camarões, mexilhões, lulas e polvos são a base do prato, que será montado por um chef numa estação do salão. Também haverá opção para a sopa russa Borsch, composta por todos os tipos de carne e legumes. Este prato chama a atenção pela cor da beterraba e pela consistência mais densa. O festival ainda oferece caldo verde, creme suíço de queijos e creme de palmito. A Fondue de Chocolate, acompanhado de frutas, fecha o cardápio da noite.

Mais informações: (51) 2121-6060 / guestservicepoa@sheraton.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fundação Ecarta realiza degustação de vinhos da Estância Guatambu

O Núcleo Cultural do Vinho da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre, promove nesta sexta-feira (03-08), às 19h30min, uma degustação de vinhos da Estância Guatambu, situada em Dom Pedrito/RS, fronteira com o Uruguai. O valor da entrada é de R$ 25,00 por pessoa, porém não há mais vagas desde essa quinta-feira.

O cultivo da videira na Estância Guatambu é marcado por um terroir com mais de 2,3 mil horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos. A Guatambu utiliza, ainda, uma tecnologia inovadora e ecológica no controle fitossanitário dos parreirais, a máquina Lazo TPC (Thermal Pest Control).

Todo este investimento iniciou em 2003 através de um projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, visando aproveitar o clima da Campanha Gaúcha, bastante adequado para esta atividade. O resultado deste trabalho são vinhos e espumantes que, mesmo lançados há pouco tempo, já receberam premiações.

Recentemente, o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 (foto), lançado na edição deste ano da Expovinis em SP, recebeu a Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, concorrendo com 519 amostras de 17 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai).

O evento na Fundação Ecarta terá como convidada a engenheira agrônoma e mestre em enologia Gabriela Hermann Pötter, membro da terceira geração da família proprietária da Guatambu. Além de mostrar a qualidade dos vinhos, Gabriela também irá abordar a estância enoturística, a 14km da cidade de Dom Pedrito, com previsão para ser inaugurada em dezembro deste ano.

Sob o conceito de pátio central, a vinícola se desenvolverá em forma de U com iluminação e ventilação voltadas para o seu interior, como forma de abrandar o Minuano que sopra na campanha e proporcionar condições térmicas ideais para a produção de vinhos de qualidade. A vinícola possui uma arquitetura voltada para o turismo, com sala de degustação técnica, varejo, espaço gourmet com culinária típica da região e salão de eventos.

Confira os vinhos e espumantes que serão degustados na Fundação Ecarta:
- Espumante Guatambu Nature (champenoise)
- Espumante Guatambu Extra-brut (champenoise)
- Espumante Poesia do Pampa Brut
- Luar do Pampa Gewürztraminer 2011
- Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011