segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vale dos Vinhedos recebe primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil















O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu o pedido de registro de Denominação de Origem (D.O.) para o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS. A decisão foi publicada na RPI 2175. Agora, o Brasil possui sua primeira DO de vinhos e espumantes, modalidade mais complexa e valiosa de uma Indicação Geográfica (IG). A luta por essa conquista vinha sendo encabeçada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), criada em 1996. De lá para cá, o sonho da DO sempre acompanhou o trabalho da entidade, ganhando força em 2010 quando o pedido foi oficializado.

O terroir dos vinhos do Vale já é reconhecido graças aos parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência. A D.O., por sua vez, representa a evolução deste padrão, levando a público o potencial e a maturidade produtiva das vinícolas do Vale dos Vinhedos. O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, destaca que a conquista da D.O. vem fortalecer ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos, já reconhecida em 2002, quando os vinhos e espumantes das vinícolas que integram o roteiro foram os primeiros produtos brasileiros a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP).

O registro da D.O. evidencia diferenciais que demonstram que o produto é patrimônio regional, com normas que preservam a sua identidade. Com a conquista, a perspectiva de obtenção de vantagens é ainda maior, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores. Além disso, a D.O. também atua no controle da qualidade da produção, desde o plantio das uvas, passando pelo processo de elaboração, até a comercialização dos vinhos. “O consumidor, quando estiver na gôndola de um supermercado, em uma loja de vinhos ou na mesa de um restaurante, ao escolher um vinho com DO Vale dos Vinhedos, vai ter a tranquilidade e a garantia da qualidade do produto daquela garrafa”, ressalta o presidente.

Agora, a Aprovale estará intensificando seu trabalho de esclarecer e consolidar os conceitos de IG, IP e D.O., que por serem relativamente recentes no Brasil, ainda não são compreendidos pelo mercado consumidor. Já na Europa, já estão internalizados pelos consumidores por serem utilizados há séculos. Em uma linguagem simples e acessível, o Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos traz as regras da D.O. e os benefícios que o consumidor e também a comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.

A produção do Vale dos Vinhedos varia entre 12 e 14 milhões de garrafas de vinhos finos por ano. Cada propriedade do Vale dos Vinhedos tem, em média, 2,5 hectares cultivados por videiras. Trata-se de vinícolas de pequeno porte, mantidas por famílias que cultivam vinhedos próprios e elaboram seus vinhos. Com isso, a prioridade é agregar valor ao produto em razão da qualidade, além de manter o homem do campo no interior.

Com a concessão do primeiro registro de IG, em 2002, a produção da região aumentou cerca de 30%. Com a D.O., a expectativa é crescer mais 10%, porém a qualidade antecede a quantidade.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vinhos de guarda nacional. É possível?









Um tema que rende horas de discussão é se os vinhos nacionais têm capacidade para durar 20, 30, 40 anos. Como as vinícolas brasileiras começaram a produzir grandes vinhos há 20 anos, alguns especialistas consideram que as condições em safras como a de 1990 – mesmo com uvas ideais para a elaboração de bons vinhos – podem resultar em exemplares abaixo das expectativas.

Uma característica neste período era o cultivo de uvas em parreiras “latadas”, que não favoreciam a iluminação solar e as cepas não atingiam o potencial máximo. Somente a partir de 2004 as parreiras começaram a serem cultivadas pelo sistema de condução espaldeira, um dos mais utilizados pelos viticultores nos principais países vitivinícolas do mundo. No Rio Grande do Sul, é adotado especialmente na região da Campanha e por algumas vinícolas da Serra Gaúcha.

Para derrubar este mito, a etapa Sul do Circuito Brasileiro de Degustação, que aconteceu no dia 13 de setembro, em Porto Alegre/RS, possibilitou a degustação de rótulos de vinícolas do Rio Grande do Sul com até 22 anos de garrafa. O resultado foi surpreendente, pois todos os exemplares se mostraram “vivos”, ainda com taninos e acidez.















A degustação iniciou com o exemplar Merlot da vinícola Dal Pizzol, safra 1991, envelhecido em tanques de madeira parafinada. Com tons de tijolo, este vinho se mostrou com aromas terrosos e de mel. Na boca é macio e levemente ácido. Em seguida foi apresentado um Cabernet Franc, safra 1990, da Don Giovanni. Com aroma de tabaco e couro, este vinho apresenta uma leve perda de tanino. Na boca é mais ácido em relação ao da Dal Pizzol, com toques de licor e geleia.


O terceiro vinho apresentado foi um Reserva Merlot, safra 1999, da Don Laurindo. Ainda com acidez e taninos, este vinho com graduação alcoólica de 12,5% tem aroma intenso e complexo. Esta foi uma safra excepcional da vinícola. E para encerrar, a vinícola Miolo disponibilizou o conceituado Lote 43, safra 2002, um corte de 50% Merlot e Cabernet Sauvignon. Este vinho “potente”, um dos ícones da vinícola, possui aroma de baunilha e na boca ainda é possível identificar frutas vermelhas, taninos e acidez na medida certa.


O circuito possibilitou ao público consumidor degustar mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos e espumantes de 21 das seguintes vinícolas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil.

domingo, 16 de setembro de 2012

Restaurante em Porto Alegre promove jantar tailandês com vinhos brasileiros















O restaurante Koh Pee Pee (Rua Schiller, 83), em Porto Alegre, realiza jantar harmonizado nesta segunda-feira (17-09), às 20h. Os nove pratos no melhor estilo thai serão combinados com uma seleção exótica de nove vinhos, desde branco, rosé e tintos de diferentes regiões do Brasil. O valor por pessoa é de R$ 155,00.

O destaque entre os vinhos fica com o "Villa Francioni Sauvignon Blanc" da safra 2010, considerado pelo Guia Descorchados como um dos melhores vinhos da América do Sul, além do Rosé, um blend de diversas variedades. Também serão degustados espumantes da Guatambu, da Campanha Gaúcha, e novidades da Dunamis. O exemplar "Angheben Teroldego 2005", uma preciosidade desta pequena vinícola do professor Idalêncio Angheben, também foi selecionado para esta noite. A escolha dos vinhos e do cardápio é da enóloga Maria Amélia Duarte Flores.

Confira o menu:

- Recepção:

Seleção de Espumantes Brasileiros

- Entradas:

Goong Pad Grateum | Camarão, alho e gengibre

Pad Pla Meuk Yat Sai | Lulas recheadas, salteadas com cogumelo shitake e gengibre

Kratong Thong | Cestinhas crocantes de frango com especiarias

- Harmonização:

Dunamis Ser Sauvignon Blanc/Chardonnay, da Campanha Gaúcha

Villa Francioni Sauvignon Blanc, de São Joaquim/SC

Villa Francioni Rosé, de São Joaquim/SC

- Pratos principais:

Koh Pee Pee | Frutos do mar e legumes diversos com arroz thai jasmin

Khao Pad Goong | Arroz frito com legumes e camarão

Pad Kapao Moo | Porco picado com pasta de alho, pimenta, raiz de coentro e manjericão tailandês

Pattaya Ka-Rhe | Frutos do mar ao molho de pasta de curry amarelo, cogumelos, pimentão e manjericão doce

Khao Pad Goong Subparrod | Arroz frito servido no abacaxi com camarão, passas de uva, abacaxi e castanhas de caju

Gai Pad Med Mamuang | Frango com castanha de caju ao molho de ostras

- Harmonização:

Angheben Teroldego 2005, com uvas de Encruzilhada do Sul/RS

Villa Francioni Chardonnay Lote II, de São Joaquim/SC

Salton Talento, da Serra Gaúcha

Quinta do Seival Castas Portuguesas, da Campanha Gaúcha

- Sobremesas:

Khao Neaw Na Maprow | Arroz “Moti” ao leite de coco natural, coberto com coco queimado em açúcar de palmeira

Tub Tim Grob | Amêndoa da flor de lótus com calda de açúcar, lichias e leite de coco natural

Sorvete com calda natural de fruta

- Harmonização:

Espumantes moscatéis

Mais informações: (51) 9331-6098 / vinhoearte@gmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vinhos com mais de 20 anos serão apresentados no Circuito Brasileiro de Degustação em Porto Alegre



Duas degustações imperdíveis serão realizadas no Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorre nesta quinta-feira (13-09) na Arquidiocese de Porto Alegre/RS. A degustação “Guarda nacional” reunirá quatro rótulos – o mais novo com 12 anos de vida (Pizzato Cabernet Sauvignon Reserva, safra 2000) e os mais antigos com 22 e 21 anos de garrafa (Don Giovanni Cabernet Franc safra 1990, e o Dal Pizzol Merlot safra 1991). O Don Laurindo Reserva Mertot 1999 completa a seleção de vinhos brasileiros longevos que serão apreciados por 30 pessoas. A condução será do jornalista e sommelier internacional Irineu Guarnier Filho.

A outra degustação “Ícones do Brasil” terá seis exemplares dos melhores vinhos nacionais reunidos em uma prova inédita. O jornalista Carlos Pires de Miranda apresentará os rótulos Lote 43 (Miolo - foto), Salton Talento (Salton), Perini 4 (Perini), Comemorativo 80 anos (Don Laurindo), Singular Nebbiolo (Lidio Carraro) e Vinha Maria Reserva Selecionada (Rio Sol).

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, que promove o Circuito Brasileiro de Degustação em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, foram recebidas 750 inscrições prévias. Não há mais vagas para consumidores, que só podem se inscrever para a lista de espera. Ainda restam poucas vagas para profissionais (proprietários e bares e restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha, garçons, entre outros). O evento é gratuito, das 16h às 21h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Até às 19h, o evento é reservado a profissionais.

Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas mesas das 21 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil. Ao todo, serão mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos, espumantes e suco de uva 100%.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fornecedor do restaurante de Alex Atala abre peixaria em São Paulo/SP















Com consultoria do chef Alex Atala, Marcelo Nonaka, fornecedor de peixes do restaurante D.O.M há 14 anos, abriu um novo negócio. A famosa banca de peixes das feiras instaladas nas ruas mais chiques de São Paulo/SP, como Oscar Freire e Barão de Capanema, ganhou um ponto fixo. Nonaka, com o sócio Osvaldo Oikawa, também conhecido como Osvaldinho, investem na Peixaria Ocean Six (Rua dos Chanés, 256 - Moema) para oferecer peixes frescos e pratos diferenciados.

Sabe aquele dia em que você deseja comer algo saudável, mas falta tempo para preparar? Agora basta passar na Ocean Six e levar para casa peixes assados, grelhados ou fritos, com um temperinho especial sugerido pelo chef Alex Atala. A Ocean Six oferece diversos tipos de peixes e frutos do mar como camarão e lagosta, mantendo seu principal diferencial: produtos frescos e de qualidade para todos os clientes.

Nonaka lida com peixes desde os 10 anos de idade, trabalhando com os pais. Há três anos teve a ideia de abrir um ponto para comercializar sua especialidade, e iniciou um treinamento intensivo e aulas particulares com Atala. "Conheci o chef Alex Atala na feira perto da casa dele. Desde lá, entrego semanalmente peixes frescos para o D.O.M, fui um dos primeiros fornecedores", conta Nonaka.

Os sócios se prepararam para abrir o novo estabelecimento, mas manterão a tradição de servir peixes variados e frescos nas principais feiras de São Paulo.

Horário de funcionamento:
Segunda a sábado das 7h às 20h, e domingo das 7h às 13h

Mais informações: (11) 5093-9432

domingo, 9 de setembro de 2012

Sommelière Mônica Coletti comanda nova edição do Jantar Harmonizado da Salton



A Salton promove mais uma edição do evento Jantar Harmonizado neste sábado (15-09), às 20h, na charmosa adega da vinícola, em Bento Gonçalves/RS, que apresenta um ambiente intimista e sofisticado. O jantar oferecido ressalta os sabores dos vinhos e cria um conjunto sensorial de grande prazer, com exemplares cuidadosamente selecionados pela sommelière da Salton, Mônica Coletti, e cardápio assinado pela chef Idana Spassini.

Nesta edição, o jantar iniciará com tapas servidas com convidativo Salton Prosecco. A entrada, mix de folhas e flores ao vinagrete de framboesa, será harmonizada com Salton Flowers. O primeiro prato, fetuccine ao molho de chouriço e amêndoas, virá acompanhado de Salton Classic Cabernet Franc. O segundo prato será um filé de cordeiro ao vinho e aligot de mandioquinha e gruyére, saboreado com Salton Talento. Para encerrar a noite, a sobremesa consistirá em uma torta-torrone com avelãs e creme de chocolate, combinada com Salton Moscatel.

Para reservas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (54) 2105.1000 ou (54) 9964-7500