domingo, 27 de janeiro de 2013

I Concurso Brasileiro de Cervejas integra programação do festival em Blumenau/SC



















Desde o dia 21 de janeiro, as cervejarias de todo país já podem se inscrever para o I Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontecerá entre os dias 18 a 20 de março, durante a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). A inscrição será feita pelo site oficial do Festival até o dia 28 de fevereiro.

Amanda Reitenbach, coordenadora técnica do Concurso, diz que o objetivo é, acima de tudo, promover a cerveja e a cultura cervejeira independentemente de sua origem. “O evento será uma importante vitrine de divulgação e promoção dos rótulos participantes, além de prestar uma contribuição para a evolução da bebida, já que os jurados – profissionais nacionais e internacionais com experiência em júri de cervejas– apresentarão a ficha técnica aos inscritos”, comenta. Os estilos das cervejas avaliadas seguirão os preceitos da Brewers Association.

Valmir Zanetti, presidente da comissão organizadora do Festival Brasileiro da Cerveja, diz que o Concurso agrega mais um item importante para o cenário nacional do setor. “Hoje temos apenas avaliações realizadas fora do Brasil. Com este concurso, validaremos também talentos nacionais que merecem destaque”, completa.

Sobre o Festival Brasileiro da Cerveja:

O evento acontece de 20 a 23 de março, em Blumenau (SC). Já em sua 5ª edição, ocupará o setor 2 do Parque Vila Germânica com 70 estantes com mais de 500 rótulos de cervejas vindas de diversos locais do País. A programação conta ainda com palestras e workshops do mercado cervejeiro, atrações musicais e gastronomia variada.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Campanha busca aumentar consumo de vinho branco no verão














O acordo de cooperação entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as importadoras para estimular o mercado de vinhos finos e o consumo de produtos nacionais já está sendo colocado em prática. O objetivo principal é ampliar o consumo de vinho no Brasil ainda este ano.

As primeiras ações para implementação do acordo de cooperação firmado no ano passado, que tem como meta aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016, foram apresentadas nesta terça-feira (22-01). Em conjunto, todos os elos da cadeia do vinho têm ainda como meta ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos. Mas o foco do grupo será fazer a categoria vinhos crescer como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro.

Campanha: “No Verão, vá de Vinho Branco”:

Para começar essa empreitada, o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho decidiu lançar uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo, visando aumentar o consumo desses itens em 20% especialmente neste início de ano (Verão 2013 – janeiro a março).

Como no Brasil, o consumo de vinho costuma estar relacionado ao frio ou a datas comemorativas, a proposta da campanha é associar o verão, o sol, ao vinho branco, daí todos os materiais terem um grande sol amarelo-alaranjado estilizado em fundo de garrafa.

Como o vinho branco é uma bebida leve, refrescante e aromática - que combina perfeitamente com praia, happy hour e frutos do mar -, a proposta é mostrar, por meio da campanha promocional em supermercados, esta opção de compra de bebidas para o verão. Os materiais da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) estarão distribuídos nos pontos de venda, mas as empresas participantes podem complementar a campanha com promoções próprias.

Inicialmente, já aderiram à campanha mais de 20 lojas de supermercados em Porto Alegre e 30 em São Paulo, e as adesões estão em andamento. No Rio Grande do Sul já estão confirmadas as participações das redes Carrefour, Zaffari, Rissul e Walmart (Big e Nacional). Em São Paulo, Pão de Açúcar, Carrefour, Extra e Walmart também aderiram à promoção.

O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho é formado pelas seguintes entidades:

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
A.B.B.A – Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas
ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas
UVIBRA – União Brasileira de Vitivinicultura
IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cervejas especiais estão em alta no Rio Grande do Sul





As cervejas especiais vêm ganhando cada vez mais espaço entre o público do Rio Grande do Sul. A produção das 37 microcervejarias associadas à Associação Gaúcha das Pequenas e Microcervejarias (AGPM) atingiu uma média mensal de 500 mil litros em 2012, 66% a mais em comparação ao ano anterior. A tendência é melhorar ainda mais, visto que desde o dia 1º de janeiro de 2013 o governo do Estado reduziu de 25% para 12% a alíquota de ICMS paga pelas microcervejarias gaúchas. O benefício vale para as vendas de até 200 mil litros por mês, e para empresas que produzam, no máximo, 3 milhões de litros de cervejas e chopes especiais por ano.

A medida atende parcialmente uma reivindicação de quatro anos do setor e começa a tornar “economicamente viável” produzir cervejas especiais no Estado. A estimativa é de uma redução de 60% para 50% na carga fiscal total (estadual e federal) sobre o preço final do produto. O decreto reduz o imposto devido diretamente pela indústria, mas deixa de fora o recolhimento sob o regime de substituição tributária, que também é feito pelas microcervejarias, mas com base no preço estimado de venda no varejo.

Para mostrar como será na prática, uma cerveja vendida a R$ 10 pela indústria, o ICMS direto sobre as microcervejarias cairá de R$ 2,50 para R$ 1,20, mas o recolhimento referente à substituição tributária permanecerá em R$ 3,50. A AGPM espera que em breve o benefício seja estendido a todas as esferas do ICMS, como já acontece em Santa Catarina.

Cerveja estilo IPA:

Para abordar o estilo India Pale Ale (IPA) - criado pelos ingleses no século 18 para aumentar o tempo de conservação da cerveja durante as viagens à Índia -, a Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre irá receber nesta terça-feira (15/01), às 19h30min, a palestra do jornalista, sommelier e cervejeiro artesanal, Rafael Lorenzato. A IPA tem atraído diversos apreciadores por sua característica harmônica entre amargor e frescor aromático. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fundacaoecarta.org.br e o valor por pessoa é de R$ 25,00.

Mais informações: (51) 4009.2971