quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Marca Maria Bolachinha aceita encomendas para o Natal



A marca Maria Bolachinha, da confeiteira Biba Retamozo, aceita encomendas para o Natal com entrega para Porto Alegre. Entre as opções, destaques para a Torta de Alfajor no Vidro e o Guri de Brownie. Enquanto a primeira opção é elaborada com camadas intercaladas de bolachinha artesanal de amido de milho, doce de leite caseiro e chocolate belga, e serve de duas a três pessoas, o Guri de Brownie é feito com massa amanteigada de chocolate, castanhas do Pará e cobertura de chocolate meio amargo Barry Callebaut.

Também não pode ficar de fora o tradicional panetone, com frutas vermelhas de verdade e sem a adição de aromatizantes. A massa é cuidadosamente recheada com amêndoas, pecanitas, gengibre fresco, licor Amaretto, Cointreau e espumantes da Serra Gaúcha.

E para a ceia, a dica da Maria Bolachinha é fazer uma farofa para aproveitar não só nas festas de fim de ano, mas também na praia. Para tanto, é preciso reunir as farinhas de brioche, flocada de milho, mandioca, além de farinha de pão e Panko. Depois, é só acrescentar ingredientes como banana-passa, blueberries, damascos, passas de uva e tâmaras. O toque especial fica por conta das castanhas do Pará, nozes, amêndoas e amendoim. Vale lembrar que a farofa-base leva manteiga, cebola, alho, bacon e temperinho verde no final.

Confira duas receitas da Maria Bolachinha:

TORTA DE ALFAJOR NO VIDRO:



Ingredientes:
Bolachinha artesanal de amido de milho
- 4 gemas + 50g de açúcar + 1 cs de fermento químico + raspas de limão + 100g de manteiga derretida + 200g de amido de milho

Modo de preparo:
- Mistura tudo, faz bolinhas e assa a 150 graus por 12 minutos em um papel manteiga untado. Deixe esfriar e quebre as bolachinhas.
- Monte no vidro com doce de leite e ganache de chocolate.



GURI DE BROWNIE:



Ingredientes:
- 100g de manteiga derretida
- 100g de açúcar
- 100g de chocolate derretido
- 100g de farinha
- 100g de castanhas do Pará

Modo de preparo:
- Mistura tudo e assa a 150 graus por 15 minutos. Quando estiver frio, corte com o cortador de gingerboy e decore com chocolate.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Petronius Cervejaria & Destilaria firma parceria para produção de cervejas especiais



A Petronius Cervejaria & Destilaria, de Caxias do Sul (RS), acaba de firmar uma parceria para a elaboração de cervejas especiais. Com o apoio da Escola de Cervejaria do Centro de Tecnologia do SENAI-RJ, foram elaboradas as três primeiras cervejas premium da empresa gaúcha. A primeira – a Schatz Blond, uma Belgium Blond Ale – será lançada durante este mês de dezembro.

Mais novo empreendimento da tradicional família do ramo de bebidas Kunz, a base das receitas foi desenvolvida por Emílio e Augusto Kunz, ambos técnicos cervejeiros. Em seguida, ela foi enviada para o laboratório da escola em Vassouras, no Rio de Janeiro, para o seu aprimoramento e detalhamento de processos, com indicações precisas de temperatura, tempos de cada etapa, entre outros.

As amostras da primeira cerveja que será lançada, a Schatz Blond, foram degustadas em novembro pela família Kunz, que acaba de escolher a receita ideal ao paladar dos apreciadores de cervejas artesanais diferenciadas. Todo processo foi acompanhado pelo especialista na área cervejeira e professor da Escola de Cervejaria do SENAI-RJ, José Gonçalves Antunes, que preparou a família Kunz no curso de cervejeiro no Rio de Janeiro.

Escola cervejeira:

A Escola de Cervejaria do Centro de Tecnologia SENAI-RJ Alimentos e Bebidas foi criada em 1992 e, desde então, já formou cerca de 700 técnicos em cervejeiros. A montagem do curso técnico de cervejaria surgiu da necessidade de formar, no Brasil, mão de obra especializada para o segmento, adaptada às realidades da produção de cerveja no país.

O curso é o único no Brasil reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), permitindo ao aluno seu registro junto aos Conselhos Regionais de Química. A qualidade de ensino da Escola de Cervejaria é comprovada pelo fluxo de alunos de toda a América Latina, como argentinos, uruguaios, peruanos, bolivianos, e venezuelanos.