domingo, 23 de agosto de 2015

Café Origem é opção de café de qualidade no centro de Gramado/RS



Foi de Minas Gerais, na origem do legítimo café brasileiro, que o casal Ana Paula da Cunha Góes e Fernando Moraes dedicaram para conhecer de perto o cultivo do apreciado grão, desde o plantio, beneficiamento, torra, moagem e embalagem. Visitaram fazendas, conheceram pessoas e viveram experiências únicas no interior de Minas Gerais, tudo em função do grande projeto da vida deles, o Café Origem.



Para eles, o conhecimento e as experiências acumuladas em restaurantes, hotéis, plataformas e até em navios, com a organização e implantação de equipes de cozinha, além de uma confeitaria instalada em Balneário Camboriú/SC, ainda não eram suficientes para colocar em prática o grande sonho do casal.

Ana Paula é carioca e morou em Minas Gerais por 18 anos, onde formou-se em Hotelaria pelo Senac Barbacena/MG. Fernando é gaúcho, de Rio Grande/RS, formado em gastronomia pela Escola Aires Scavone (EGAS), de Porto Alegre/RS. Decidiram partir para São Paulo em busca de aperfeiçoamento. Ela estudou confeitaria de alto padrão com o renomado Chef Diego Lozano e chocolateria artesanal com Simone Izumi, enquanto ele fez panificação e métodos de fermentação com Rogério Shimura, reconhecido com um dos melhores padeiros do país.

De lá para cá, o projeto tomou forma a partir da escolha do local – Gramado sempre foi a primeira opção. Ao longo dos 12 meses de projeto, desde a teoria até a prática, cada detalhe foi pensado em conjunto: a identidade visual, a madeira de demolição do mobiliário, o revestimento das paredes, o charmoso painel da copa, a estrutura da cozinha e o material de serviço, resultando num arranjo de profissionalismo e bom gosto.



Os protagonistas do Café Origem, como não poderiam deixar de ser, são os cafés especiais e a confeitaria artesanal. Diferentes receitas de cafés frios, quentes e drinks exclusivos dividem espaço do menu com os mini bolos, nakedcake e pães artesanais. A combinação perfeita para o clima de aconchego que a Serra Gaúcha propõe: gastronomia de excelência num ambiente acolhedor.

O Café Origem foi inaugurado oficialmente no início de agosto, com ambientes distribuídos entre salão principal, copa, cozinha e um charmoso solarium ambientado por muito verde e iluminação natural, tal qual eles sonharam durante tantos meses.



Entre os cafés da casa, estão o da Fazenda Ninho da Águia, eleito em primeiro lugar no CoffeeoftheYear - 2014 na Semana Internacional do Café. Jonathan Hutchins da boutique e micro torrefação William & Sons Coffee, de Porto Alegre, foi o responsável por esta aproximação, oferecendo os melhores grãos ao casal empreendedor. Os parceiros locais também têm espaço cativo no Café Origem. São produzidos em Gramado e Canela os queijos, embutidos e doce de leite oferecidos numa charmosa delicatessen, além da Grambier, cerveja de Gramado e a completa carta de vinhos.

O Café Origem fica na Rua Augusto Zatti, 31, loja 8, quase esquina com a Rua São Pedro e abre diariamente das 10h às 22h.

domingo, 16 de agosto de 2015

Haus Burger Bar lança vinho em parceria com vinícola gaúcha



O Haus Burger Bar (Rua Doutor Prudente de Moraes, 555 - Bairro Chácara das Pedras), em Porto Alegre/RS, especializado em burgers gourmets, vai lançar nesta terça-feira (18-08) o primeiro vinho que leva a assinatura da casa, o Wein Haus. O evento inicia às 19h30min e acontece dentro da segunda edição do projeto “Haus Recebe”, tendo como chef convidada Biba Retamozo, que vai preparar o Eisbeinburger, elaborado a partir de pão de malte da Divina Padoca, joelho de porco defumado, maionese de mostarda, entrecot bovino, queijo mussarela e saladinha. "A ideia é brindarmos o vinho da casa, reunindo os amigos e clientes em torno da boa mesa com um hambúrguer preparado com exclusividade para o nosso cardápio", adianta o sommelier Junior Maroso, proprietário da casa. Na ocasião, os clientes serão recebidos com uma taça do espumante Poesia do Pampa Brut.



Elaborado pela Guatambu Estância do Vinho, o Wein Haus é um tannat engarrafado em 2013. O lote de sete mil garrafas, produzido exclusivamente para o Haus Burger Bar, é fruto de um sonho dos proprietários da vinícola e da hamburgueria. A escolha pela Guatambu não se deu por acaso. Em 2009, quando o primeiro vinho da cantina foi elaborado pela empresa, o sommelier Junior Maroso foi quem comercializou a primeira garrafa em Porto Alegre, dando início a uma parceria que se perpetua até hoje. Wein Haus é um produto versátil, intenso, de boa estrutura e equilíbrio, para harmonizar com os burgers e petiscos da casa. O rótulo foi uma criação do artista plástico Mauricio José e remete ao muro de Berlim, dando continuidade à proposta da casa de trazer informações da cultura alemã.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dado Bier celebra 20 anos com cardápio comemorativo



A microcervejaria e restaurante DaDo Bier completou 20 anos de atividade em Porto Alegre/RS e, para comemorar a data, lançou alguns pratos comemorativos. São seis opções elaboradas pelo chef da casa, Edevaldo Nunes, em parceria com a renomada chef Neka Menna Barreto. É de autoria dela alguns dos novos pratos da casa, como a Picanha de Colher servida com aligot de queijo serrano, farofa torrada e molho roti. Já de criação conjunta com o Chef Edevaldo nasceu a concepção de vários outros como o Frango Tartufo Bianco e o Frango Bankok, este último preparado na panela wok.



Alguns clássicos foram mantidos, como o Camarão de Cinema (foto acima) – degustado nesse dia por mim. O prato consiste em camarões grandes grelhados, servidos na chapa quente com legumes salteados e um toque de molho agridoce oriental suavemente picante. O acompanhamento é o arroz jasmim. Tanto em sabor quanto em aromas, estava muito delicioso. Porém, destaco dois pontos negativos: o camarão servido com casca, que dificulta o corte, e o molho que poderia ter sido um pouco menos doce. Devo ressaltar que a sobremesa, o suflê de chocolate (foto abaixo), estava perfeita.

O recém lançado menu do restaurante, localizado no shopping Bourbon Country, está disponível apenas para o jantar e apresenta sugestões de harmonização com as cervejas artesanais da marca própria.

Fundada em 1995, a DaDo Bier é a primeira microcervejaria do Brasil. A marca gaúcha está presente hoje no sul e sudeste do país com sua cerveja artesanal. Também foi pioneira ao trazer um modelo de mercado que estimula o consumo de harmonizações entre boas cervejas e boa gastronomia, algo pouco usual há 20 anos.



Atualmente, o Grupo Dado Bier conta com seis casas em Porto Alegre, que abrangem o conceito de unir comida e cerveja: são três restaurantes e três pubs que funcionam como pontos de referência para quem busca experiências gastronômicas diferenciadas.

domingo, 2 de agosto de 2015

Bar temático sobre Quentin Tarantino abre as portas em Porto Alegre



Recentemente, aconteceu a inauguração de um novo ponto de encontro para os apreciadores de cerveja de qualidade em Porto Alegre/RS: o Quentin’s (Rua General Lima e Silva, 918 – Cidade Baixa). Inspirado no diretor Quentin Tarantino, o bar disponibiliza 26 torneiras de boas marcas de chopps nacionais e internacionais. Para acompanhar, um cardápio com sugestões de combinações de pratos e petiscos.



Entre as marcas nacionais de chopps, o Quentin’s valoriza a cerveja produzida em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Os destaques regionais escolhidos são marcas como Irmãos Ferraro, Baldhead, Seasons, Perro Libre, Al Capone, Heilige, Maniba e Elementum. Já entre os destaques internacionais estão grandes marcas renomadas e premiadas como Delirium Tremens, Brewdog, Fuller’s e Brooklyn.



Além dos chopps, o público também tem como opção drinks clássicos, mais a opção de outros cinco drinks autorais e temáticos desenvolvidos especialmente para o Quentin’s. A capacidade do bar chega a 150 pessoas sentadas.



Horário de funcionamento:

Terça, quarta, quinta e domingo das 18h às 1h
Sexta, sábado e véspera de feriado das 18h às 2h

Mais informações: (51) 3508.4385