domingo, 29 de novembro de 2015

Mendoza é uma alternativa para fugir das altas temperaturas do verão



Com a proximidade das férias, inicia o período de busca de um destino para aproveitar os dias de folga. Geralmente, as praias nacionais são as mais procuradas, por causa das altas temperaturas no verão, ainda mais que no início do ano de 2016 promete ser mais quente que o habitual em consequência do fenômeno climático El Niño.



Aos que buscam alternativas para fugir do calor, um destino que já vem agradando aos brasileiros é Mendoza, na Argentina. Com localização ao oeste do país, nas bordas da Cordilheira dos Andes, a capital da província homônima é considerada um importante pólo de produção de vinho e azeite, além de ser dos mais importantes pontos turísticos do país vizinho.



“Mendoza tem uma infraestrutra de ponta para atender todas as necessidades dos turistas”, esta é a afirmação do cônsul adjunto da República Argentina, Lisandro Parra. Segundo ele, Mendoza apresenta 260 dias ensolarados por ano, por isso garante ao turista conhecer, além de todas as atratividades locais, algumas das quase mil vinícolas localizadas na região. Além disso, recentemente a companhia aérea Gol inaugurou voo direto de Porto Alegre, além de manter de outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.



A enóloga e sócia-proprietária da Vinho e Arte – loja especializada em vinhos localizada em Porto Alegre/RS, Maria Amélia Duarte Flores, destaca alguns dos restaurantes imperdíveis em Mendoza, como o 1884 Francis Mallmann, Francesco Barbera Ristorante, Azafran e o Nadia O. Fournier. Todos são considerados excelentes por ela, que costuma organizar viagens turísticas para países que têm tradição na cultura vitivinícola.



Entre as lojas de vinhos, Maria Amélia aponta a Winery, onde é possível encontrar um belo vinho de corte da vinícola Fourneir – elaborado a partir das castas Tempranillo (40%), Malbec (40%), Syrah (10%) e Merlot (10%). As vinícolas que obrigatoriamente devem ser visitadas, por apresentarem os vinhos mais conceituados e arquiteturas arrojadas, devem ser a Catena Zapata, a Pulenta Estate Winery, a Ruca Malen, a O. Fournier e a Salentein, sendo que esta última conta com um espetacular Pinot Noir safra 2010.



Créditos das fotos: Divulgação e Maria Amélia Duarte Flores

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Restaurante de Porto Alegre/RS oferece isenção da tacha de rolha em jantar

Uma grande novidade foi adotada por um restaurante de Porto Alegre/RS. Nas segundas e terças-feiras, o cliente que for jantar no Dado Pub Bela Vista (Casemiro de Abreu, 1224, loja 7) pode levar seu próprio vinho e não precisará pagar pela taxa de rolha.

Esta iniciativa tem como meta atender grupos e confrarias de vinho que apreciam e gostam de degustar rótulos diferentes. Para grupos maiores, a sugestão é fazer reservas antecipadas de mesa. O horário do jantar é de segunda a sábado, entre 19h30 e 0h.

Mais informações: (51) 3084.6898