terça-feira, 27 de abril de 2010

Gastronomia mineira terá selo de reconhecimento



Além de sabor incomparável, os produtos mineiros têm nome, origem, história, e agora ganham selo de reconhecimento da procedência e qualidade. A iniciativa nasce com a “Conspiração Gastronômica”, uma OSCIP que será lançada durante a segunda Feira e Fórum de Gastronomia Mineira. O encontro acontece no Espaço 104, em Belo Horizonte, de 27 a 30 de abril.

O objetivo é preservar e divulgar a cultura e turismo gastronômico do Estado. Os idealizadores são os reconhecidos empresários Ralph Justino (Festival de Gastronomia de Tiradentes), Eduardo Maya (Comida Di Buteco e Centro Culinário) e Eduardo Avelar Guia Sabores de Minas) e tem patrocínio do Ministério do Turismo. A entrada será franca, mediante inscrição na portaria.

Profissionais referências, como Josimar Melo (crítico de gastronomia), Corina Moreira (IPHAN) e Marinalva Soares (Emater), Jackson Cabral (Senac), irão ministrar palestras sobre “Tombamento Imaterial”; “Produção Artesanal – visão do empresário”; “A cachaça com origem de qualidade”; e “Alta Gastronomia em Minas Gerais”. As palestras serão intercaladas com debates, sempre intermediados por representantes dos setores de turismo, gastronomia e empresariado do Estado.

Simultaneamente ao Fórum, acontece a Feira de Produtos de Origem, que vai apresentar iguarias artesanais de cada região do Estado. “Os ‘terroirs mineiros’ estarão expostos pelos produtores, e esse será um grande passo para certificação de procedência e qualidade. Vamos apresentar dos mais consagrados aos mais desconhecidos produtos”, explica Ralph Justino, um dos organizadores do evento.