quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Avaliação dos vinhos da Safra 2010 acontece em Bento Gonçalves/RS



A qualidade dos vinhos da Safra 2010, suas peculiaridades e diferenciais serão apresentados neste sábado (25-09) durante a 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, que ocorre em Bento Gonçalves/RS. Mais de 750 apreciadores da bebida já confirmaram presença no evento, considerado o momento maior dos vinhos do Brasil.

Reconhecida pelo seu compromisso com a evolução da qualidade dos vinhos do Brasil, a avaliação mais uma vez cumpre seu papel de diagnosticar uma safra, fornecendo subsídios para que o setor possa continuar avançando qualitativamente no mundo vitivinícola. Ano a ano, as particularidades de cada safra são evidenciadas e colocadas à prova. Desde 1993, a produção nacional é analisada por especialistas do vinho. Este ano, 260 amostras inscritas por 55 vinícolas de sete estados brasileiros foram submetidas ao olhar, olfato e paladar criteriosos de um time de 87 enólogos brasileiros.

Ao invés de medalhas, o ranking da representatividade da Safra 2010 serve de parâmetro para o setor direcionar investimentos e apostar em novas técnicas. Dentro de uma relação de 78 vinhos classificados entre os 30% representativos, a seleção de 16 amostras são degustadas simultaneamente por cada participante.

Técnicos, experts, enófilos e até mesmo leigos no assunto celebram o momento em perfeita comunhão. Cada um dos participantes, juntamente com o painel de 16 comentaristas convidados, degusta a mesma amostra. As considerações podem ser comparadas com o comentário do degustador da mesa principal, revelando o caráter educativo do evento.

A grande inovação deste ano foi a informatização do processo de avaliação das amostras, realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. A novidade garante maior agilidade e segurança, apresentando resultados simultâneos com relatório final. Com isso, será possível enviar às vinícolas informações dos vinhos como instrumento de análise para a determinação de novas atitudes.