terça-feira, 28 de junho de 2011

Eventos enogastronômicos proporcionam conhecimento aos enófilos













Eventos que possibilitem a união da gastronomia com vinhos são sempre bem-vindos. Esta é uma rara oportunidade para enófilos degustarem e conhecerem um pouco mais sobre a cultura vitivinícola das principais regiões produtoras. Este foi o caso do I Wine Gourmet Show, que aconteceu entre o final de maio e início de junho em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Um dos destaques foi a presença do chef francês Roland Villard (foto), reconhecido com o prêmio da Academia Culinária Francesa e que atualmente assina o menu do restaurante Le Pré Catelan do Sofitel do Rio de Janeiro, tendo conquistado por diversos anos a pontuação máxima do Guia Quatro Rodas como melhor restaurante francês. Ele realizou workshops e os participantes puderam degustar os vinhos Château Reynon Sauvignon Blanc (Denis Dubourdieu), Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc (Vinícola Santa Carolina) e o Reserva de Família Carmenère (Santa Carolina). Estes belos exemplares foram harmonizados com queijos.

O Wine Gourmet contou também com palestras de alto nível como a do francês Denis Dubourdieu, considerado o "mago do vinho branco francês". Ele falou sobre a importância dos vinhos brancos no mundo e seu crescente mercado. Agrônomo por formação e professor de Enologia na Universidade de Bordeaux desde 1987, Dubourdieu desenvolveu suas atividades de pesquisa em leveduras, aromas e coloides. É considerado um dos melhores especialistas da vinificação e envelhecimento de vinhos da Europa. Simultaneamente, Dubourdieu é produtor e enólogo na vinícola da família, a Denis Dubourdieu Domaines, consultor e conselheiro de muitos produtores na França e em outros países.

Também esteve presente Juan Teixeira, enólogo e um dos maiores produtores de vinho da Madeira. Ele apresentou os produtos Justino´s Madeira em uma "aula sobre o vinho madeira". Atualmente, estes exemplares apresentam uma revolução tecnológica na enologia mundial, sendo várias vezes premiados por sua alta qualidade. Outra presença ilustre foi a do francês Fabrice Rosset, presidente da Casa Deutz. Ele devolveu o prestígio à empresa criada em 1838 em Aÿ, coração histórico de Champagne. Hoje a Deutz é uma marca autônoma.

Na Capital gaúcha, o I Wine Gourmet Show aconteceu no dia 30 de maio no hotel Sheraton e foi organizado pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. As duas empresas conseguiram reunir 40 exportadores em cada um dos eventos nas capitais brasileiras. O objetivo foi justamente proporcionar os melhores rótulos das principais regiões produtoras de vinhos e champanhes de todo o mundo.