sexta-feira, 26 de agosto de 2011

19ª Avaliação Nacional de Vinhos abre inscrições para consumidores



Estão abertas as inscrições para os apreciadores de vinho que desejam participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011. Este ano, 383 amostras foram inscritas por 72 vinícolas. Estes vinhos estão sendo analisados por 120 enólogos brasileiros, divididos em quatro grupos, desde o dia 5 de agosto. O processo de análise encerrou nesta sexta-feira (26-08), mas o resultado da representatividade da safra só é apresentado ao público no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS.

Neste dia, o Brasil vitivinícola passa a conhecer a relação dos 30% representativos da Safra 2011, ou seja, 115 vinhos. Entre eles, uma seleção de 16 amostras é degustada pelo grande público e comentada por um painel de convidados formado por especialistas e jornalistas nacionais e internacionais. As inscrições para quem deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 podem ser feitas através do site www.enologia.org.br.

O evento, considerado o maior e único do gênero no mundo, iniciou ainda em 1993. De lá para cá, em 19 edições, 4.136 amostras avaliadas. Uma participação direta na construção do setor vitivinícola que hoje se apresenta e em sua própria evolução. Com o número de apreciadores participantes neste ano – estão previstos mais de 700 consumidores -, a soma histórica deverá ultrapassar os 11 mil consumidores. Até o ano passado já eram 10.417.

São meses de trabalho. O cronograma inicia com a inscrição das amostras pelas vinícolas, passando pela coleta feita diretamente no reservatório das empresas e pela degustação de seleção com enólogos brasileiros até chegar à divulgação da representatividade da safra para um público de centenas de apreciadores.

A degustação de seleção está sendo realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com apoio técnico da instituição. A degustação é feita às cegas, seguindo normas internacionais. As amostras serão analisadas em seis categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

Mais informações: (54) 3452.6289