terça-feira, 26 de junho de 2012

Decanter apresenta novidades da vinícola Hermann em Blumenau/SC















A Decanter, uma das maiores importadoras de vinhos finos do país, estará presente na 2ª edição da SC Gourmet, que acontece de 18 a 21 de julho, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Na mostra, além das linhas Bossa e Lírica, a empresa traz os novos vinhos da linha Matiz, produzidos pela Vinícola Hermann.

Os vinhos tintos Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Alvarinho e Plural, todos da linha Matiz, são os mais recentes lançamentos da vinícola, que une o conhecimento de mercado e a experiência adquirida pela família Hermann, proprietária da Decanter Importadora.

Com vinhos de padrão elevado e custo atrativo, a família cuida desde 2009 de vinhedos que começaram a ser plantados em 2001 e já demonstram um excelente potencial, pronto para ser apreciado.

Conheça um pouco mais sobre os vinhos e espumantes que a Decanter apresentará no evento:

Linha Lírica:
A cuvée de prestígio da Hermann, o espumante mais intenso e harmônico da linha. No aroma, notas de frutas cítricas como a toranja e o limão siciliano, drupas como a nectarina e flores brancas como a acácia, pontuadas por aromas mais complexos de leveduras. Sua estrutura se faz sentir já no ataque de boca, com camadas de frutas e excelente equilíbrio do frescor com a dosagem. A espuma cremosa e integrada e o longo retro-olfato são o presságio de um espumante que representa com elegância o potencial deste terroir.

Linha Bossa:
A Bossa Nova revelou a música brasileira para o mundo, que se encantou com a nossa cadência rítmica tropical, sensual e única. No universo do vinho, a vocação de expressar a tipicidade e qualidade do nosso terroir cabe à tipologia dos vinhos espumantes. E a linha Bossa dá o tom. Contempla espumantes Brut, Demi-Sec, Rosé e Moscatel.

Linha Matiz:
Os vinhos da linha Matiz são produzidos em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, em uma temperatura média anual de 16°C. O Matiz Plural 2011 é uma composição de cinco diferentes castas: Aragonês, Cabertnet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional e Cabernet Franc. O Matiz Cabernet Sauvignon é um vinho potente, com ótima persistência e taninos acetinados.O Matiz Touriga Nacional 2011 amadurece durante seis meses em barricas de carvalho francês e é um vinho macio e fresco. A linha contempla também o Matiz Alvarinho 2011, elaborado com 100% de uvas Alvarinho.

Os Vinhedos:

Localizados em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, os 21,2 hectares de vinhedos Hermann estão situados a 430 metros de altitude, na região conhecida como Serra do Sudeste. É uma região de clima temperado, com verões moderados e invernos com ocorrência de geadas, tendo temperatura média anual de 16°C. O solo areno-argiloso, com aflorações de rocha, é bastante receptivo às videiras, que se adaptam bem ao clima.

Plantadas em sistema de condução de espaldeira, as videiras são podadas com cordão esporonado (ou Royat) uni e bilateral. Intervenções agrícolas são feitas de modo bem pontual, conforme as necessidades dos vinhedos e o vinho proposto.