domingo, 24 de março de 2013

Vinícola Don Guerino prepara lançamento de assemblage para este ano



A Vinícola Don Guerino, localizada em Alto Feliz/RS, na serra Gaúcha, prepara o lançamento de um assemblage já para o mês de julho. De acordo com o enólogo Bruno Motter, este corte será elaborado a partir de cinco variedades: Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Ancellotta e Tannat. A estimativa é produzir entre 3 e 4 mil garrafas. Motter ressalta que será a primeira vez que a vinícola irá lançar um assemblage, com potencial para no mínimo cinco anos de guarda. Esta revelação foi feita durante apresentação da vinícola realizada pelo enólogo no dia 19 de março, na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre.

Durante a apresentação, foram degustados quatro dos varietais da Don Guerino, entre eles o Moscato Giallo, Chardonnay Reserva, Merlot Reserva, Cabernet Sauvignon Reserva; e dois espumantes: Brut Rosé e Brut Champenoise. Os destaques foram para o Merlot e o Brut Champenoise, sendo o primeiro com seis meses de barril de carvalho e aroma de frutas vermelhas, enquanto o segundo – elaborado a partir de 70% de Chardonnay e 30% com Prosecco – apresentou aromas complexos e envolventes. Na boca é possível perceber pão tostado e um leve toque de café.

No ano passado, a Don Guerino conquistou duas premiações importantes. O espumante Don Guerino Brut Rosé Malbec recebeu medalha de Prata no XII Concurso Mundial de Malbec, que ocorreu em Mendoza na Argentina, sendo o único produto brasileiro premiado nesse concurso em todas as edições. E o Don Guerino Teroldego foi selecionado entre as 16 melhores amostras na 20ª Avaliação Nacional de Vinhos, que aconteceu em Bento Gonçalves/RS.

A Don Guerino é considerada uma das mais modernas e belas vinícolas do País, rodeada por uma área de 50 hectares de vinhedos. Toda a produção é elaborada a partir de 90% de vinhedos próprios e 10% de vitinicultores parceiros. A vinícola surgiu em 2000, com o plantio das primeiras videiras. A paixão pela vitivinicultura foi trazida da Itália para o Brasil, pelos primeiros imigrantes da família Motter em 1880, e foi passada de geração a geração. A família Motter carrega consigo a filosofia “do vinho como uma expressão de um estilo de vida”.

Mais informações: www.donguerino.com.br