segunda-feira, 10 de junho de 2013

Grupo Valduga mostra vinhos tops e importados surpreendentes



Uma das mais importantes vinícolas do País promoveu recentemente alguns encontros para mostrar seus melhores vinhos. O Grupo Família Valduga – Casa Madeira, Casa Valduga e Domno Valduga – realizou em Porto Alegre e em Brasília o da Valduga Gallery Wines. Na Capital gaúcha, a primeira edição – que aconteceu no dia 28 de maio no hotel Plaza São Rafael, localizado no Centro – contou com um almoço e também com uma degustação de mais de 80 rótulos da Valduga e importados.

Entre os espumantes da Casa Valduga, destaque para aquele que é tido por muitos especialistas como um dos melhores entre os rótulos brasileiros – o champenoise Maria Valduga, elaborado a partir da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos e evoluído por quatro anos em cave subterrânea.



Os vinhos da Valduga foram separados conforme os terroirs da vinícola em solo brasileiro, o Vale dos Vinhedos (Leopoldina), a Serra do Sudeste (Identidade) e a Campanha Gaúcha (Raízes). Durante o almoço, o Merlot Storia 2008 surpreendeu pela cor vermelho rubi e aromas de frutas vermelhas, além de taninos maduros – ideal para acompanhar um filé mignon. Também chamou atenção o Premium Identidade, um Pinot Noir cultivado em parreiras localizados em Encruzilhada do Sul/RS.



A Domno, especializada na elaboração de espumantes e na importação de vinhos de qualidade, também apresentou o que há de melhor no velho e novo mundo. Os espumantes produzidos em solo nacional pelo método charmat, das marcas Alto Vale e Ponto Nero, teve como ponto alto o Ponto Nero Blanc de Blancs, com rótulo em bronze colado artesanalmente e ainda não lançado no mercado. Elaborado com uvas 100% Chardonnay, o espumante apresentou aroma de frutas cítricas e um leve tostado, ideal para acompanhar uma entrada composta por folhas verdes.



Entre os importados da Domno, chama atenção o italiano Chianti Clássico DOCG Reservada da vinícola Principe Corsini Cortevecchia – muito estruturado e com aroma de frutas vermelhas, especialmente groselha e framboesa; E o espanhol Nexus Crianza, da tradicional variedade Tempranillo, com notas de baunilha e caramelo – um vinho muito macio e equilibrado.