domingo, 23 de junho de 2013

Vinícola Don Giovanni apresenta espumantes de guarda



Uma das principais vinícolas do País a elaborar espumantes de qualidade – a Don Giovanni, de Pinto Bandeira/RS – apresentou no dia 18 de junho, na Amêndoa Champanharia, em Porto Alegre, espumantes de guarda para os confrades da Bom Vin. O enólogo Luciano Vian colocou para degustação seis exemplares, com 12, 24 e 48 meses de maturação. Ele explica que a vinícola produz pelo método champenoise nas variedades Chardonnay e Pinot Noir, que apresentaram as melhores condições de terroir – inclusive a região de Pinto Bandeira vem sendo considerada um dos melhores terroirs do mundo para elaboração de grandes espumantes.



A degustação iniciou com o espumante ainda sem rótulo Nature sete meses e sem licor de expedição, isto é, ainda não havia passado pelos processos químicos. Elaborado a partir de 75% de Chardonnay e 25% de Pinot Noir, este exemplar mostrou-se com acidez elevada e pouca perlage. O seguinte foi o tradicional Stravaganzza Brut, com 12 meses de maturação. Este Nature já se mostrou menos ácido, com aromas cítricos e um leve toque de pão tostado. O terceiro foi o espumante Don Giovanni Brut, com 24 meses de maturação. É possível sentir toques de amêndoas, mostrando toda a sua estrutura. O quarto, um dos pontos altos da noite, foi o Dona Bita. Este espumante de excelente perlage maturou por um período de 48 meses, sendo elaborado com as variedades Chardonnay (60%) e Pinot Noir (40%).



Após os quatro espumantes apresentados inicialmente, foram degustados outros dois de safras mais antigas. O Don Giovanni Rosé Brut, com 12 meses de maturação, apresentou uma coloração vermelha de morango, e a fruta também ficou bastante evidente na boca. Este exemplar é ideal para acompanhar uma sobremesa elaborada a partir de frutas vermelhas. E para encerrar a noite, foi apresentado o grande destaque, o Don Giovanni Rosé Brut (safra 2008). Elaborado a partir das variedades Merlot (50%), Pinot Noir (40%) e Chardonnay (10%), ficou muito presente toques de licor e de mel, por ter passado por barricas de carvalho. Este também é ideal para acompanhar uma sobremesa, porém com ingredientes que possam harmonizar melhor com sua complexidade, como trufas e Petit Gâteau de chocolate. Vale ressaltar que este produto não está disponível para venda.



A Amêndoa Champanharia serviu algumas entradas para acompanhar os espumantes, com destaque para as ostras gratinadas oriundas de Florianópolis, ideais para acompanhar o espumante Dona Bita. Também foram degustados bolinhos falafel e de bacalhau; bruschettas de funghi e brie, tomate e manjericão; e a Piadinha clássica, composta de presunto Parma, mussarela de búfala e rúcula.