quarta-feira, 3 de julho de 2013

Porto Alegre terá primeiro curso de sommelier de cervejas



A capital gaúcha recebe pela primeira vez, em agosto, o curso Sommelier de Cervejas, promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil. O curso formará 70 profissionais capacitados a atuar com indicação e sugestão de cervejas e harmonizações, elaborar cartas da bebida em eventos, bares, restaurantes e importadoras. Atualmente, existem apenas 600 formados nesta área no Brasil.

As aulas serão ministradas pela Beer Sommelier e Mestre Cervejeira Kathia Zanatta e pelo Mestre Cervejeiro Alfredo Ferreira e vão abordar a história da cerveja, processo de fabricação, matérias-primas, técnicas de degustação, estilos cervejeiros, harmonização e defeitos sensoriais. "Um dos objetivos do curso é educar e preparar os futuros profissionais para difundir a cultura cervejeira por todo o país, com muito conteúdo teórico e prático", explica Estácio Rodrigues, diretor do Instituto da Cerveja.

Ao longo do curso, os alunos vão degustar mais de 60 rótulos de cervejas do mundo todo, entre elas as belgas Deus e Malheur. Dois dos momentos mais esperados são a visita à cervejaria Heilige, onde aprenderão na prática o processo de produção da cerveja, a aula de defeitos sensoriais, realizada com o auxílio das cápsulas da Aroxa, importadas da Inglaterra, que simulam os mais diversos defeitos presentes nas cervejas.

Os alunos serão submetidos a quatro avaliações: um trabalho individual, duas provas teóricas e uma prova prática. As aulas iniciam no dia 02 de agosto e acontecem no Nós Coworking (Av. Cristovão Colombo, 545, 5º andar), localizado no Shopping Total. As vagas são limitadas.

Sobre o Instituto da Cerveja Brasil:

A instituição foi fundada em 2012 por Kathia Zanatta, Estácio Rodrigues e Alfredo Ferreira com a missão de levar conhecimento cervejeiro para os mais diversos públicos. O Instituto da Cerveja realizou diversos cursos de Sommelier de Cerveja em São Paulo, Blumenau e Curitiba. Em junho de 2012 lançou o inédito curso de Especialização em Estilos - Mestre em Estilos®, voltado ao Sommelier de Cerveja formado, que aprofunda a história e a degustação das escolas cervejeiras e seus estilos mais emblemáticos.

Programa do Curso:
- História da cerveja;
- Técnicas de degustação;
- Matérias-primas e processo de malteação;
- Legislação brasileira;
- Processo de fabricação de cervejas;
- Famílias de cervejas;
- Estilos alemães, checos, ingleses, belgas e americanos;
- Chope e Glassware e serviço

Serviço:
Curso de Sommelier de Cervejas
Datas das aulas: agosto (dias 02, 03, 04, 30 e 31), setembro (01, 27, 28 e 29) e outubro (dias 25, 26 e 27)
Horários: Sextas- feiras das 19h às 22h30, sábados das 9h às 19h e domingos, das 9h às 13h
Local: Nós Coworking (Av. Cristovão Colombo, 545, 5º andar – Shopping Total), em Porto Alegre
Investimento: R$ 2.200,00

Mais informações: rs@institutodacerveja.com.br / (51) 8018-1210