terça-feira, 30 de julho de 2013

Brewery promove degustação orientada de cervejas IPAs



Ao contrário das grandes cervejarias que registram queda no consumo, as pequenas e micros estão sentindo aumento nas vendas. Isto possibilita que o número de consumidores aumente, não apenas para degustar, mas também com o intuito de conhecer histórias de uma das bebidas mais consumidas no mundo. A unidade do Lagom Brewery Pub no bairro Bom Fim (Rua Bento Figueiredo, 72), em Porto Alegre, resolveu promover degustações orientadas para até 20 pessoas para mostrar estilos e as diferenças entre as cervejas.

Na última terça-feira (23-07), aconteceu um encontro extra com cervejas do estilo IPA (India Pale Ale), de características mais lupulada e criadas pelos ingleses quando precisavam fazer longas viagens para a Índia, ainda na época da colonização. O lúpulo é o principal componente pelo amargor e, ao mesmo tempo, passa aromas cítricos e florais, dependendo da quantidade e do momento em que se acrescenta a planta.



A primeira cerveja degustada foi a inglesa Flagship da marca Hook Norton, uma English IPA com leve amargor e 5,5% de graduação alcoólica. Com aroma levemente frutado, este inglesa não passou por uma microfiltragem, o que garante um aspecto turvo e cor dourado intenso. É ideal para acompanhar uma entrada.

Seguindo a ordem, a segunda cerveja foi a American IPA da Lagom. Vale destacar que a produção da cervejaria é totalmente própria e o equipamento para servir os chopps foi encomendado especialmente para o pub. Quanto a esta IPA, ela apresenta 6,2% de álcool e foi elaborada a partir do lúpulo Columbus, que garante aroma cítrico. Em boca, apresenta um leve sabor de manteiga.



A próxima cerveja apresentada foi uma bem conhecida entre o público que já degusta cervejas artesanais. A Green Cow, da cervejaria Seasons, localizada em Porto Alegre, é uma American IPA contendo 6,2% de álcool e elaborada pelo processo dry hopping, técnica britânica que adiciona o lúpulo diretamente no fermentador primário, secundário ou até mesmo no barril para aumentar o aroma e o sabor de lúpulo na cerveja. O resultado é uma cerveja extremamente encorpada e de cor dourada intensa. O que mais chama atenção nesta cerveja é que, mesmo após um ano e meio sem degustá-la, ela continua com a mesma qualidade.

A quarta cerveja foi a Maniba Black Metal IPA, de Novo Hamburgo/RS. De cor escura e aroma de café, esta cerveja se caracteriza por apresentar 7,2% de graduação alcoólica e 70 de International Biterness Unit (IBUs). Esta unidade avalia o quanto a cerveja é amarga, isto é, quanto maior a IBU, mais a cerveja ressalta o aroma. Há cervejas que podem chegar a até 200 IBUs.

Para finalizar a degustação, foi a vez do cervejeiro Guenther Sehn que prepara a abertura de uma cervejaria própria, a Crusade, em Porto Alegre. Esta Black Mamba Imperial IPA é uma daquelas cervejas inesquecíveis, realmente algo do outro mundo. Ela possui 9,2% de álcool e, segundo Sehn, foi utilizado de 3 a 4 gramas de lúpulo por litro de água, por isso garante um IBU bem elevado de 200. Os lúpulos utilizados foram o Columbus e o Orion.

A próxima degustação no Lagom acontece no dia 05 de agosto, quando serão degustadas cervejas belgas harmonizadas com pratos da casa.