quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cervejas artesanais estão presentes na 36ª Expointer



Para quem visitar a 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, vai encontrar algumas marcas de cervejas artesanais no pavilhão 39. No total, são 11 microcervejarias gaúchas presentes na feira deste ano – Abadessa, Barley, Coruja, Dado Bier, Hunsrück, Micro Bier, Província, Ralf Beer, Rasen, Schmitt e Urwald –, além da Revista da Cerveja, publicação voltada para o segmento artesanal e distribuída nacionalmente.



É a primeira vez que microcervejarias gaúchas têm um pavilhão próprio para divulgar sua produção, uma iniciativa da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) com o apoio do GT de Gastronomia do Governo do Estado. O pavilhão foi negociado com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), que não expôs suínos este ano.



Micael Eckert, presidente da AGM e proprietário da Cerveja Coruja, ressalta a importância da participação das microcervejarias para a divulgação do movimento artesanal no Rio Grande do Sul: “Já existiam homebrewers no Estado no final do séc. XIX, fazendo cerveja para suas comunidades. Alguns fundaram pequenas cervejarias locais. Com o tempo, ficaram maiores e muitas foram compradas por grandes grupos, sendo que nós ficamos reféns deste processo por muito tempo”, relata. “Com o resgate dessa tradição, e também com a inovação da tecnologia hoje disponível e do conhecimento que as redes da internet dispõem, temos um panorama novo de cerveja. Cervejas com muita qualidade, assim como era no passado, e variedade de rótulos”.



Com as chuvas que atingiram o Estado desde o último sábado, o movimento no pavilhão tem sido tímido, mas a expectativa é que aumente a partir de hoje (28-08) com a chegada do sol e do fim de semana. A AGM projeta que 11 mil litros de cerveja de diferentes estilos sejam consumidos até o final da feira, que encerra neste domingo (01-09).