segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Chocolateria elabora produtos especiais para público exigente



A qualidade dos chocolates disponíveis no mercado é muito questionada. Algumas marcas procuram economizar nos custos com o acréscimo de gordura e açúcar, reduzindo o uso da principal matéria-prima: o cacau. Até mesmo o estilo meio-amargo, tão venerado por muitos apreciadores, não passa de um produto elaborado a partir de quantidades elevadas de outras substâncias, ao invés da amêndoa extraída do fruto de lavouras localizadas na Bahia.



Para fugir deste processo que visa apenas o lucro com a venda de chocolate em larga escala, algumas pequenas chocolaterias buscam oferecer chocolates de qualidade. Este é o caso da Mr. Brown, criada em 2007, e que desde abril deste ano funciona na Avenida Carlos Gomes, 788, em Porto Alegre. O objetivo, segundo o proprietário da marca, Claiton Biggoweit, sempre foi atingir consumidores com paladares apurados e que já tenham tido experiência com chocolates produzidos fora do Brasil. Segundo ele, a legislação brasileira permite que para cada produto seja utilizado apenas 23% de sólido de cacau, enquanto em outros países – até mesmo da América do Sul – este índice chega a 33%.



Uma das características da marca é oferecer chocolates gourmet e varietal com diversas combinações e receitas. Biggoweit afirma que costuma visitar as lavouras de cacau localizadas no Sul da Bahia para observar o desenvolvimento das amêndoas. “Hoje trabalho com cinco variedades de amêndoas, mas pretendo chegar a 12”, destaca o proprietário. Ele explica que as variedades são plantadas afastadas uma das outras para que não haja predominância, o que garante diferenciação no sabor final.



Biggoweit iniciou neste mercado em 2003 com a marca O Bananeiro. Mas como o nome ficava restrito ao Brasil, adotou a Mr. Brown quatro anos depois. O resultado foi a aceitação do produto em países como Alemanha, para o qual exporta, e Estados Unidos, que deve iniciar a vender nos próximos dias. No Brasil, os produtos podem ser encontrados em hotéis cinco estrelas, enotecas, delicatessens e casas especializadas. Os planos do proprietário para os próximos dez anos são ambiciosos: abrir filiais nos Estados Unidos e Europa.



Mais informações: (51) 3239-7661