sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cerveja amazônica entra na rota dos restaurantes de culinária nordestina em SP



Quando pensamos em cerveja, logo nos lembramos daquele churrasco em reunião com os amigos. Mas há algum tempo esse conceito já vem sendo mudado coma chegada das cervejas artesanais no mercado. Donas de um gosto mais do que refinado, essas cervejas estão aos poucos conquistando o paladar do público e hoje compõe os cardápios de diversos restaurantes e bares.

E o que diferencia essas cervejas das convencionais começa logo no processo de produção. Ao contrário das grandes cervejarias, as artesanais são produzidas através de um processo sem aceleração da fermentação nem a adição de conservantes e aditivos químicos. Além das escolhas dos ingredientes que também dão um toque mais do que especial.

E nesse meio artesanal, a Amazon Beer é uma das cervejarias artesanais que vem se destacando com seu sabor único e exótico. Única cervejaria 100% artesanal da região da Amazônia, conta com todas suas cervejas inspiradas na tradicional Lei da Bavaria de 1516. Além disso, utiliza frutos típicos da Amazônia em suas bebidas, como é o caso da Bacuri Beer.

Na Capital paulistana, a Bacuri Beer está presente no menu de diversos restaurantes, inclusive os tipicamente brasileiros, que oferecem culinárias regionais como comida mineira, baiana, etc. Um deles é o Bar e Restaurante Rota do Acarajé, que oferece a culinária baiana com suas tradicionais comidas típicas. São destaques o acarajé, o abará, as moquecas, a carne-seca, a carne-de-sol, a quiabada, entre outras especialidades, além das sobremesas típicas da Bahia.

Segundo Luisa Rota, proprietária do Acarajé, a Bacuri Beer é a que tem a maior saída e pode ser harmonizada com pratos como o tradicional acarajé, baião de dois ou a moqueca de robalo.

E quem confirma a harmonização é o sommelier de cervejas da loja de comércio eletrônico especializada em cervejas especiais, importadas e artesanais, Cerveja Gourmet, Guilherme Balbin. “O acarajé é apimentado e a cerveja é bem refrescante, e principalmente porque o doce da cerveja (provido da fruta bacuri) corta a pimenta da boca, preparandopara o próximo pedaço”, esclarece.

Outro restaurante bastante tradicional em São Paulo que comercializa as cervejas da Amazon Beeré o Mocotó Restaurante & Cachaçaria, restaurante especializado na culinária nordestina tem pratos como Caldo de Mocotó, Sarapatel, Feijão-de-Corda, Baião-de-Dois, entre outros.

Há 22 anos no mercado, o FrangÓ é referência da legítima botecagem paulistana. Bi-campeão na categoria “Melhor Carta de Cervejas”, o estabelecimento tem qualidade nos petiscos tradicionais, como a Coxinha de frango com catupiry e o Frango grelhado temperado com uma dúzia de especiarias.

Conheça a linha de cervejas da Amazon Beer:

- Amazon Forest (pilsen)- Standard lager muito refrescante, pensada para o calor da região amazônica. Coloração amarelo-palha, creme medianamente denso e persistente. Aroma com toques bem leves de cereais. Na boca, leve acidez e amargor. Teor alcoólico de 3,5%.

- Amazon River (pilsen) – Premium Lager tipoexport, ligeiramente encorpada. A cor dourada resulta do blend de maltes. Na boca, acidez moderada, carbonatação alta e refrescância. Aroma de cereal e biscoito. Teor alcoólico 4,8%.

- Bacuri Beer - A cerveja que já foi vencedora do prêmio internacional Tecno Bebida Award tem sua composição clara e suave com aroma do fruto bacuri e seu teor alcoólico é de 3,8%.