terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vinícola catarinense apresenta espumante Rosé ideal para o verão



A Vinícola Villaggio Grando (Rod. SC 451, km 56, Herciliópolis), no município de Água Doce, região Meio-Oeste de Santa Catarina, está com um espumante ideal para os dias quentes. De cor límpida e rosada com perlage fina e intensa, o Villaggio Grando Brut Rosé 2010 apresenta frescor, leveza, cremosidade e grande persistência. Os tons florais e frutados, com aromas amplos e muito agradáveis, lembram pitanga e morango. O teor alcoólico é de 11,5º.

O espumante foi elaborado a partir das uvas Pinot Noir e Merlot, sendo cultivadas a uma altitude de 1,3 mil metros. A bebida foi engarrafada em setembro de 2010 e o único lote foi de 12 mil unidades pelo método Charmat. No ano passado, o espumante Brut Rosé recebeu a medalha de prata com 89 pontos no concurso Miami Wine Fair, na cidade norte-americana.

A história da vinícola inicia nos anos 90, quando com um amigo francês, cuja família era produtora de armanhaque há muitos anos na França, visitando a região onde hoje se localiza a vinícola, indicou o local como "um dos grandes lugares para se plantar uva para produção de vinhos de qualidade".

Um ano depois, o fundador Maurício Carlos Grando encontrou-se com o enólogo Jean Pierre Rosier, formado na universidade de enologia de Bordeuax, na França, em uma degustação e este confirmou as afirmações deste amigo francês. Este mesmo enólogo trouxe da França as primeiras mudas, sendo plantadas inicialmente em dezembro de 1998. Com isso, iniciou o laboratório de pesquisa para a adaptação das castas. Hoje o vinhedo de 42 hectares trabalha com vinhos tintos, brancos, rosé, espumantes e, em um futuro próximo, um brandy. A produção anual chega a 240 mil garrafas.