quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sequência de vinhos europeus e brasileiros marca jantar no restaurante Wok



Uma sequência de vinhos europeus e brasileiros marcou o jantar realizado no dia 30 de janeiro no restaurante Wok (Rua Carlos Von Koseritz, 1604, Higienópolis), em Porto Alegre/RS. A proposta da enóloga, consultora em marketing e turismo do vinho – Maria Amélia Duarte Flores – vem chamando a atenção pela qualidade dos vinhos apresentados.

Nesse dia, a recepção aconteceu com o espumante “Guatambu Extra Brut”, da Campanha Gaúcha. Mesmo com pouco “tempo de vida”, este exemplar vem recebendo elogios em várias publicações especializadas no assunto. Com aroma envolvente, este espumante apresenta toques de frutas cítricas, como maracujá e abacaxi, sendo ideal para o verão. Sua perlage é intensa, bolhas finas e numerosas, além da boa formação de espuma.

A entrada servida pelo chef Rafael Jacobi foi um “tartar de salmão e couscous marroquino com pequena salada ao vinagrete de especiarias”. Para harmonizar, a enóloga apresentou o vinho branco “J. Portugal Ramos de Marques de Borba”, da região do Alentejo; e o rosé “Dunamis Tom”, do Brasil. O primeiro é um assemblage da variedade Arinto e Roupeiro e a casta Rabo de Ovelha, esta muito cultivada na região do Douro. O exemplar da Dunamis é elaborado com 100% de uvas Cabernet Sauvignon do vinhedo Três Cerros, de Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Este vinho é um lançamento e se apresenta muito leve, semelhante aos bons exemplares da região de Provence, na França.

Logo em seguida, Maria Amélia apresentou o assemblage italiano Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc “Planeta Burdese IGT”, da Sicília, safra 2004 e graduação alcoólica de 13,5%. Este exemplar da foto apresenta aroma complexo e foi considerado o grande destaque da noite, sendo possível identificar frutas vermelhas e toques de defumado. O Planeta é considerado um ícone da renovação dos vinhos do sul da Itália, aliando tecnologia e resgatando as variedades típicas da Sicília.

O prato principal servido pelo chef foi o “filé em crosta de parmesão e ervas sobre risoto de cogumelos, com perfume de trufas brancas”. A harmonização foi realizada com três vinhos: o “Rota 293”, um Merlot safra 2009 com uvas dos vinhedos dos irmãos Camponogara, na Campanha Gaúcha; o Salton Talento safra 2005; e o Tons de Duorum, também da região do Douro, em Portugal, com castas de Touriga Nacional e graduação alcoólica de 13,5%. Todos os vinhos tiveram um desempenho perfeito quando combinados com o prato.

E a noite encerrou com a sobremesa “verrine de chocolate belga e abacaxi”, combinada com dois exemplares: o licoroso Sherry Cream da Bodega Rey Fernando de Castilla, em Jerez, na Espanha, com 17,5% de graduação alcoólica; e o espumante Marson Moscatel.

Todos os vinhos podem ser encontrados na Enoteca Conte Freire (Rua Des. Esperidião Lima Medeiros, 156, Três Figueiras), em Porto Alegre.