terça-feira, 9 de abril de 2013

Vinhos da Itália, sempre uma descoberta agradável



Recentemente, a enóloga Maria Amélia Duarte Flores, também proprietária da Vinho & Arte Casa (Rua Múcio Teixeira, 107 - Menino Deus), em Porto Alegre, que está prestes a ser inaugurada oficialmente, apresentou vinhos italianos de diferentes regiões do País. No total foram oito exemplares, sendo cinco com Denominação de Origem Controlada (DOC), dois com Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e um classificado como Indicação Geográfica Típica (IGT). Cada classificação determina diferentes regiões, que em muitos casos podem estar muito próximas, visto que o País da Bota chegou a ter ao longo de sua história 17 países diferentes e, por isso, ainda há polêmicas quanto às divisas territoriais e vinícolas. A DOCG é considerada a mais rígida, enquanto a IGT apenas classifica os vinhos típicos da região produtora. A DOCG produz vinhos de cepas mais conhecidas, como a Barolo, a Barbaresco, a Chianti, a Montepulciano e a Brunello di Montalcino.

Quanto à degustação, os vinhos apresentados, em ordem de serviço, foram o Riondo Prosseco Vino Frizzante DOC, o Castelo Dalbola Chianti Classico DOCG, o Camigliano Rosso di Montalcino DOC, o Cellaro Lumà Nero D´Avola IGT – da Sicília –, o Riondo Impero Valpolicella DOC Superiore Ripasso, o Livio Pavese Barolo DOCG, o Riondo Impero Amarone dela Valpolicella DOC e o Marsala Superiore DOC. Foi muito difícil destacar o melhor, pois todos apresentaram excelente resultado, inclusive o Vino Frizzante – delicado e ideal para acompanhar uma entrada. Mas devo destacar que degustei um Nero D´Ávola pela primeira vez – com a elevada graduação alcoólica em razão da incidência de sol na Sicília – e o Barolo – que aconselho harmonizá-lo com uma carne de cordeiro bem temperada.



Viagem para a Itália:

Além de apresentar os vinhos clássicos italianos, a enóloga Maria Amélia aproveitou a ocasião para divulgar a viagem que está organizando este ano para o País da Bota, programada para acontecer entre os dias 15 a 25 ou 29 de maio, dependendo da escolha do turista. Maria Amélia irá guiar esta aventura, que abrange as principais regiões vinícolas: Toscana, Piemonte, Verona e Veneza. A opção final fica para uma visita à ilha mediterrânea da Sicília. A viagem é uma realização da Porto Brasil Viagens.