terça-feira, 23 de abril de 2013

Jurados escolhem vinhos Top Ten da Expovinis 2013



A 17ª edição da ExpoVinis, a principal feira de vinhos do País que acontece em São Paulo/SP, divulgou nesta terça-feira (23-04) a lista dos Top Ten, que elege os melhores vinhos em dez categorias. Entre os destaques, o Perini Qu4tro safra 2009 foi eleito o melhor na categoria vinho tinto nacional da Serra Gaúcha. Esta é a primeira vez que a Vinícola Perini, do Vale Trentino, em Farroupilha, tem um rótulo eleito entre os 10 melhores da exposição. O Perini Qu4tro da safra 2009 é elaborado a partir da assemblage de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta, apenas em anos considerados excepcionais na qualidade das uvas.

Entre os estrangeiros, o vinho Corte A da Vinícola Vistalba safra 2008 foi eleito o melhor tinto na categoria Novo Mundo. O rótulo argentino é importado com exclusividade pela Domno do Brasil. “Ter um vinho nosso eleito o melhor tinto do Novo Mundo na maior competição nacional mostra que estamos apostando em rótulos de alta qualidade, trazendo para o País o que há de melhor no mundo”, destacou o diretor-administrativo da Domno, Jones Valduga. Na categoria Novo Mundo foram avaliados 37 rótulos. No total, 250 vinhos nacionais e importados se inscreveram na premiação. A avaliação foi feita às cegas (sem o conhecimento dos rótulos) por um grupo de 12 especialistas.

O Top Ten da Expovinis é coordenado pelos especialistas Jorge Lucki e José Ivan dos Santos. O júri é formado por críticos nacionais e internacionais, com destaque para Hector Riquelme, eleito o melhor sommelier do Chile em 2005, semifinalista do mundial disputado na Grécia em 2007, coautor do Guia Descorchados e jurado do Decanter World Wine Awards. Os outros experts são Mario Telles Júnior (ABS-SP), Jorge Carrara (Prazeres da Mesa e site Basílico), Manoel Beato (sommelier do Fasano), José Luiz Alvim Borges (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-RJ), Gustavo Andrade de Paulo (ABS-SP), Celito Guerra (Embrapa Uva e Vinho), Mauro Zanus (Embrapa Uva e Vinho), Márcio Oliveira (site Vinotícias e Sbav-MG), José Luiz Pagliari (Sbav-SP e Senac-SP) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho). As 10 categorias avaliadas são espumantes nacionais, espumantes importados, brancos nacionais, brancos importados, rosados, tintos nacionais da serra gaúcha, tintos nacionais de outras regiões, tintos novo mundo, tintos velho mundo, fortificado e doces.