domingo, 26 de maio de 2013

Champagnes e presunto de pata negra reunidos em um único evento



A segunda edição do Wine Gourmet Show, que recentemente passou por quatro capitais brasileiras, possibilitou a degustação de preciosidades junto aos produtores vindos de diferentes países da Europa. Em Porto Alegre, o evento promovido pela importadora Casa Flora aconteceu no dia 21 de maio no hotel Sheraton, onde reuniram produtores e vinícolas como Jacobs Creek, Champagne Deutz (foto), Denis Dubourdieu Domaines, Camigliano, Filipa Pato e Duorum. Um dos destaques foi o Champagne Rosé safra 1999 da Deutz – realmente sem palavras. Entre os vinhos brancos, vale destacar o português “Nossa Calcário” da Filipa Pato – característica mineral e com acidez na medida certa. Também estiveram presentes excelentes vinhos tintos de cepas como as tradicionais Pinot Noir (França), Barbaresco e Nebbiolo (Itália).

Muito mais que vinhos de qualidade, esta segunda edição manteve as características da anterior, com a permanência de degustação de azeites de oliva, queijos especiais e o grande destaque, o presunto de Pata Negra espanhol maturado em cinco anos. Para a sua produção, o animal deve contar com um mínimo de 50% de pureza desta raça para poder chamar-se "presunto ibérico". As principais características que distinguem os presuntos ibéricos pela qualidade provêm da pureza da raça dos animais, da criação em regime extensivo de liberdade em montados arborizados - onde podem se mover livremente -, e o processo de cura, que se estende dos oito aos 36 meses, sendo tanto mais demorado quanto maior a peça e a quantidade de bolotas que o porco ingeriu.

O objetivo do Wine Gourmet Show foi justamente apresentar a proprietários de restaurantes, delicatessens e lojas especializadas, diretores de hotéis, gourmets, enófilos e imprensa as novidades distribuídas pelas empresas no Brasil, com a presença dos respectivos produtores internacionais. Paralelo a isso, o público teve a oportunidade de degustar os produtos, expostos em estandes individuais, entender mais sobre harmonizações da gastronomia com vinhos e assistir a palestras, ministradas por produtores e convidados.