terça-feira, 1 de junho de 2010

Recife pretende atingir posto de principal polo gastronômico do Norte/Nordeste



Além dos investimentos em qualificação profissional, marketing e venda do destino, informação e infraestrutura pública, a receita de sucesso do Recife enquanto destino turístico passa também por uma culinária única, temperada por elementos que vão do simples ao sofisticado, mesclando quantidade, qualidade e variedade de sabores. Até maio de 2011, moradores e visitantes terão motivos de sobra para celebrar o título de principal polo gastronômico do Norte/Nordeste com o Ano da Gastronomia no Recife.

A ação integra o projeto Ano Temático, criado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Trade Turístico, realização com a Fundação Gilberto Freyre e Abrasel-PE. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado e também envolve bares, restaurantes, promotores de eventos e universidades.

Para o Ano da Gastronomia foi elaborado um calendário de 365 dias, sequenciando todos os festivais gastronômicos da cidade, arenas gastronômicas, workshops, palestras e eventos diversos, reunindo os apreciadores da boa mesa. Com isso, o visitante e o morador terão a oportunidade de conhecer e degustar o melhor da cidade entre 2010 a 2011. Além disso, a ação contribuirá para descobrir novos valores, talentos, fortalecendo as RPAs (Regiões Político-Administrativas) da cidade e contribuindo para um intercâmbio cultural com a vinda de chefs de outros Estados, que vão elaborar novos pratos a partir de matérias-primas locais.

O Ano da Gastronomia tem como principais objetivos a valorização turística e o aquecimento da economia do turismo através da movimentação nos bares, restaurantes e equipamentos voltados à alimentação fora do lar. Vale lembrar que os festivais gastronômicos realizados em 2009 mobilizaram mais de 200 bares e restaurantes e aumentaram a movimentação dos estabelecimentos em 15% a 25%. “É o momento de a população curtir mais a cidade, vivenciar mais o Recife. Assim, receberemos mais e melhor os turistas que aqui chegam”, afirma o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Entre os destaques do calendário, o apoio a tradicionais festivais gastronômicos, como Comedoria de Mercado, Brasil Sabor, Pernambuco Restaurant Week, Roda de Boteco, e apoio a novos, como um festival de gastronomia infantil e um direcionado à culinária afro-brasileira, entre outros. Já o programa de qualificação profissional deverá beneficiar cerca de três mil integrantes da cadeia produtiva.