quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasil sente reflexo da retomada das microcervejarias



O número de microcervejarias vem aumentando nos principais países produtores, e esta onda atingiu alguns Estados brasileiros que produzem cervejas especiais e artesanais. Um dos exemplos é os Estados Unidos, que chegou a ter 1.568 unidades em 1910. Com o passar dos anos, as grandes cervejarias do País foram adquirindo outras menores, o que resultou em apenas 82 na década de 80. Desde então, houve uma retomada da produção de cerveja para ser consumida na região da microcervejaria, sendo que até 2008 já havia 1.483 unidades.

No Brasil, há registro de 79 microcervejarias, conforme a consultora técnica da cervejaria de Gramado/RS Rasen Bier, Kátia Jorge. Ela destaca que o público consumidor brasileiro descobriu há pouco tempo rótulos e sabores mais sofisticados, assim como já acontece entre os vinhos. “O mercado de cervejas artesanais e especiais no Brasil está apenas no começo. Ainda tem muito espaço para crescer”, salienta a consultora. Kátia realizou a palestra “Os Segredos da Cerveja – A Arte de Fabricar e Degustar” no restaurante Santo de Casa, localizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre/RS.

Após a palestra, houve degustação de alguns rótulos escolhidos pela consultora. O grande destaque foi a Seasons Green Cow (foto acima) de estilo IPA (India Pale Ale) da Cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), fundada em 2010. A graduação alcoólica da Green Cow é de 6,2%.

Confira abaixo outras quatro cerveja degustadas no evento: