quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vinhos com mais de 20 anos serão apresentados no Circuito Brasileiro de Degustação em Porto Alegre



Duas degustações imperdíveis serão realizadas no Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorre nesta quinta-feira (13-09) na Arquidiocese de Porto Alegre/RS. A degustação “Guarda nacional” reunirá quatro rótulos – o mais novo com 12 anos de vida (Pizzato Cabernet Sauvignon Reserva, safra 2000) e os mais antigos com 22 e 21 anos de garrafa (Don Giovanni Cabernet Franc safra 1990, e o Dal Pizzol Merlot safra 1991). O Don Laurindo Reserva Mertot 1999 completa a seleção de vinhos brasileiros longevos que serão apreciados por 30 pessoas. A condução será do jornalista e sommelier internacional Irineu Guarnier Filho.

A outra degustação “Ícones do Brasil” terá seis exemplares dos melhores vinhos nacionais reunidos em uma prova inédita. O jornalista Carlos Pires de Miranda apresentará os rótulos Lote 43 (Miolo - foto), Salton Talento (Salton), Perini 4 (Perini), Comemorativo 80 anos (Don Laurindo), Singular Nebbiolo (Lidio Carraro) e Vinha Maria Reserva Selecionada (Rio Sol).

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, que promove o Circuito Brasileiro de Degustação em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, foram recebidas 750 inscrições prévias. Não há mais vagas para consumidores, que só podem se inscrever para a lista de espera. Ainda restam poucas vagas para profissionais (proprietários e bares e restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha, garçons, entre outros). O evento é gratuito, das 16h às 21h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Até às 19h, o evento é reservado a profissionais.

Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas mesas das 21 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil. Ao todo, serão mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos, espumantes e suco de uva 100%.