quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Restaurante especializado em risoto completa dez anos em Porto Alegre














O Tutto Riso Risoteria (Rua Dinarte Ribeiro, 116 - Moinhos de Vento), em Porto Alegre/RS, acaba de completar dez anos. Mas para chegar a uma década de vida, a casa precisou vencer alguns preconceitos quanto ao ingrediente principal que compõe os pratos. “O gaúcho costuma comer muito arroz, mas no carreteiro. No início enfrentamos um pouco de dificuldade com isso, pois o ponto do arroz é totalmente diferente. Os clientes achavam que estava cru! Hoje em dia isto não ocorre mais, pois sempre mandamos o “riso al dente”, porém quem gosta mais "passado" já pede ao garçom”, afirma a proprietária da casa, Paula Santos.

Os risotos mais pedidos no Tutto Riso contêm carne. No inverno, o Sardo (ovelha) e o Addio Fame (filé mignon) são os mais solicitados, segundo de perto pelo Caprese e o Zicca (linguiça). Paula destaca que as receitas iniciais são de família, entretanto a curiosidade e a paixão pela cozinha a fez criar novos pratos. “Muitos nascem de sonhos, como o Riso del Sogno (camarão, alho poró e tomilho), outros vem de tentativas na cozinha, de livros e programas de televisão. Pego a ideia e coloco com a cara da risoteria. Simples, mas muito gostoso”, acrescenta a proprietária.

Esses e outros pratos foram apresentados na noite do dia 06 de novembro, em um evento para clientes, parceiros, colaboradores e imprensa. Além de degustarem quitutes da casa com espumantes Miolo (Elegance e Brut), Pericó (Brut e Rosé) e Salton (Evidence e Ouro), oferecidos pela Sommelier Vinhos, os presentes ao evento levaram para casa uma recordação: um pano de prato bordado com a frase “Essere felice non è un sogno è una decisione!” (ser feliz não é um sonho, é uma decisão). “Mote” do estabelecimento, a frase é de autoria da avó de Paula Santos, dona “Zicca”.

Breve histórico:

A ideia de iniciar o Tutto Riso nasceu em 1999 junto com Giovana Baggio, quando abriram o Puppi Baggio - restaurante de massas, em uma casa antiga da Dinarte Ribeiro. Com o sucesso do local, tendo fila de espera de mais de 30 minutos e vendo o crescimento do risoto em São Paulo, foram visitar o restaurante La Risoteria. A partir daí ambas aprenderam a fazer risoto com molhos das massas do Puppi Baggio. Alguns funcionaram e outros sabores surgiram, como acontece até hoje. Em 2002, quando a casa anterior ao Tutto Riso foi colocada para alugar, elas resolveram abrir o restaurante especializado em risotos, para que os clientes da fila de espera pudessem ter outra opção de jantar. Com capacidade para 80 pessoas, o Tutto Riso Risoteria atende de segunda a sábado, das 19h30 à meia-noite.

Mais informações: (51) 3222-1934