domingo, 23 de agosto de 2015

Café Origem é opção de café de qualidade no centro de Gramado/RS



Foi de Minas Gerais, na origem do legítimo café brasileiro, que o casal Ana Paula da Cunha Góes e Fernando Moraes dedicaram para conhecer de perto o cultivo do apreciado grão, desde o plantio, beneficiamento, torra, moagem e embalagem. Visitaram fazendas, conheceram pessoas e viveram experiências únicas no interior de Minas Gerais, tudo em função do grande projeto da vida deles, o Café Origem.



Para eles, o conhecimento e as experiências acumuladas em restaurantes, hotéis, plataformas e até em navios, com a organização e implantação de equipes de cozinha, além de uma confeitaria instalada em Balneário Camboriú/SC, ainda não eram suficientes para colocar em prática o grande sonho do casal.

Ana Paula é carioca e morou em Minas Gerais por 18 anos, onde formou-se em Hotelaria pelo Senac Barbacena/MG. Fernando é gaúcho, de Rio Grande/RS, formado em gastronomia pela Escola Aires Scavone (EGAS), de Porto Alegre/RS. Decidiram partir para São Paulo em busca de aperfeiçoamento. Ela estudou confeitaria de alto padrão com o renomado Chef Diego Lozano e chocolateria artesanal com Simone Izumi, enquanto ele fez panificação e métodos de fermentação com Rogério Shimura, reconhecido com um dos melhores padeiros do país.

De lá para cá, o projeto tomou forma a partir da escolha do local – Gramado sempre foi a primeira opção. Ao longo dos 12 meses de projeto, desde a teoria até a prática, cada detalhe foi pensado em conjunto: a identidade visual, a madeira de demolição do mobiliário, o revestimento das paredes, o charmoso painel da copa, a estrutura da cozinha e o material de serviço, resultando num arranjo de profissionalismo e bom gosto.



Os protagonistas do Café Origem, como não poderiam deixar de ser, são os cafés especiais e a confeitaria artesanal. Diferentes receitas de cafés frios, quentes e drinks exclusivos dividem espaço do menu com os mini bolos, nakedcake e pães artesanais. A combinação perfeita para o clima de aconchego que a Serra Gaúcha propõe: gastronomia de excelência num ambiente acolhedor.

O Café Origem foi inaugurado oficialmente no início de agosto, com ambientes distribuídos entre salão principal, copa, cozinha e um charmoso solarium ambientado por muito verde e iluminação natural, tal qual eles sonharam durante tantos meses.



Entre os cafés da casa, estão o da Fazenda Ninho da Águia, eleito em primeiro lugar no CoffeeoftheYear - 2014 na Semana Internacional do Café. Jonathan Hutchins da boutique e micro torrefação William & Sons Coffee, de Porto Alegre, foi o responsável por esta aproximação, oferecendo os melhores grãos ao casal empreendedor. Os parceiros locais também têm espaço cativo no Café Origem. São produzidos em Gramado e Canela os queijos, embutidos e doce de leite oferecidos numa charmosa delicatessen, além da Grambier, cerveja de Gramado e a completa carta de vinhos.

O Café Origem fica na Rua Augusto Zatti, 31, loja 8, quase esquina com a Rua São Pedro e abre diariamente das 10h às 22h.