quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jantar sob olhar feminino relacionado aos vinhos acontece em Canela/RS



Nesta quinta-feira (26-07), a enóloga Maria Amélia Duarte Flores estará na Serra Gaúcha para um encontro enogastronômico muito especial. Em uma das regiões mais charmosas do Brasil, na cidade de Canela, no novo espaço da chef Carol Heckmann (foto), Almada Restaurante (Osvaldo Aranha, 437), acontecerá o Jantar Temático: Olhares Femininos sobre a Adega e a Cozinha.

Ingredientes selecionados com a identidade do inverno vão combinar com vinhos criados por mulheres em diversos países. Os ingressos para o jantar custam R$ 125,00, com início às 20h. Famosa pela criatividade, sabor e estética de suas criações, Carol é uma referência para quem aprecia a gastronomia elaborada com arte e estilo. Maria Amélia é enóloga, consultora e colunista de vinhos.

Confira o Menu:

:: Recepção | Couvert

Espumante Guatambu Champenoise Nature Brut, Campanha Gaúcha, Brasil

*elaborado pela família Potter com uvas de Dom Pedrito, com a responsabilidade da engenheira Agrônoma e Mestre em Enologia, Gabriela Potter.

:: Entrada | Consome de abóbora e tangerina com queijo de cabra e charque

Espumante Filipa Pato 3B Rosé. Método Tradicional. Bairrada, Portugal

A "enóloga do momento", cujos vinhos são uma febre no Brasil e na Europa. Trabalho familiar, cujo espumante é elaborado com a uva Baga, na tradicional região da Bairrada. Filipa representa a modernidade, a nova "cara" do vinho.

:: Degustação Especial: Meli Wines. DO Maule, Chile

Pertencente ao Movimento de Vinhateiros Independentes (MOVI), a Meli pertence a uma enóloga bastante determinada e uma das mulheres mais reconhecidas do setor no Chile, Adriana Cerda. Junto a seus filhos, desenvolve esta pequena vinícola no Valle de Maule, com foco nas variedades Riesling e Carignan. Em seus 13 hectares de vinhedos, com vinhas da uva Carignan de mais de sessenta anos, está encaminhando para a certificação orgânica. Aplica técnicas "Dry Farming" no cultivo do solo.

:: Prato Principal | Filé de vitelo ao vinho do porto e alecrim

Acompanha purê com especiarias

Meli Carignan. DO Valle de Maule, Chile

:: Sobremesa | Crocante de frutas flambadas com calda de gengibre e sorvete

Vinho do Porto Messias Tawny, Portugal

Elaborar vinhos do Porto é uma arte que envolve sensibilidade, conhecimento dos assemblages e estilo que a marca desenvolveu em toda sua história. São muitas as mulheres enólogas no Porto. Na Messias, a responsabilidade é da Ana Urbano, com seus vinhos de boa fruta, mais frescos e muito interessantes.

Mais informações: vinhoearte@gmail.com / (51) 9331.6098