domingo, 8 de julho de 2012

Restaurante em Porto Alegre promove jantar com produtor de vinhos portugueses















O restaurante Pampulhinha (Av. Benjamin Constant, 1791), um dos portugueses mais tradicionais de Porto Alegre, promove nesta quarta-feira (11-07), às 20h, um jantar harmonizado com vinhos portugueses. O cardápio tipicamente português será acompanhado por degustação de sete vinhos emblemáticos, entre eles o "Quinta da Ribeirinha Pé Franco", considerado pela crítica um dos melhores vinhos de Portugal. O evento é uma promoção da importadora Mistral e da Vinho&Arte. O valor do jantar por pessoa custa R$ 275,00.

O chef do Pampulhinha, Jaime Pinheiro (foto), comanda o restaurante desde a cozinha até recepção ao lado da família. Um dos destaques está na carta dos vinhos. Há mais de cinco mil marcas, entre nacionais e importados, talvez uma das maiores adegas, em estoque, variedade e vinhos raros do Brasil. A paixão pelo vinho é tanta que Jaime fez questão de criar um espaço de contemplação. O cofre, que era do banco, guarda agora verdadeiras joias: a adega dos vinhos ícones.

O enólogo Luis Pato, por sua vez, é o “revolucionário da Bairrada” que comandará a apresentação dos vinhos. Ele conseguiu domar a casta "Baga" e produzir exemplares de classe internacional, ao nível dos melhores do mundo, com uma uva antes conhecida por dar origem a vinhos rústicos, extremamente tânicos e ácidos. Os tintos estão sempre entre os mais celebrados de Portugal, enquanto os brancos são muito finos e os espumantes figuram entre os mais elogiados do país.

Luis Pato também criou os requisitados “Bairradas de vinhedo” — é o caso do Vinha Barrosa, Vinha Pan e Quinta do Moinho — explorando o máximo potencial de cada terroir da região. Estes vinhos são concentrados e muito refinados, de grande estrutura e riqueza, aptos a envelhecer longos anos. O raro “Quinta do Ribeirinho Pé Franco”, produzido em minúsculas quantidades, é um vinho único, extremamente potente e complexo, produzido com uvas cultivadas em “pé franco”, isto é, plantadas diretamente no solo, como se fazia na Europa pré-filoxera (antes do final do século XIX).

Mais informações: (51) 9331.6098 / vinhoearte@gmail.com