quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gewürztraminer da Estância Guatambu chama atenção

Na sexta-feira (03-08) da semana passada, o Núcleo Cultural do Vinho da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre, promoveu uma degustação de vinhos da Estância Guatambu, situada em Dom Pedrito/RS, fronteira com o Uruguai.

Foram cinco exemplares de excelente corpo e estrutura. Destaco o Gewürztraminer Luar do Pampa safra 2011 (foto ao lado), pois apresenta jasmin e menta, além de leve toque de abacaxi. Este é um exemplar que me surpreendeu, pois até então a grande maioria que experimentara apresentava-se muito adocicado na boca. Este Gewürztraminer contém coloração dourada com tons esverdeados, sendo ideal de degustá-lo entre 9° e 12°C. A assinatura é do enólogo uruguaio Alejandro Cardozo.

Também chamou atenção o espumante Nature Extra Brut (foto abaixo). Elaborado com 100% de uvas Chardonnay da safra 2011 pelo processo champenoise, este exemplar exibe cor esverdeada, perlage fino e mousse duradouro. Na boca apresenta aromas frescos com a combinação entre frutos secos, tostados e frutas brancas. Este Nature também leva a assinatura do enólogo uruguaio.

Além destes dois vinhos, foram degustados o tinto Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 e os espumantes Guatambu Extra-brut (champenoise) e Poesia do Pampa Brut. Todos apresentaram excelente qualidade, com destaque para o Rastros do Pampa, que recentemente recebeu a Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.