quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Restaurante português em Sorocaba/SP aposta em ambientação sofisticada

Inaugurado já pouco menos de um ano, o restaurante Dom Afonso, localizado em Sorocaba (a 90 km de São Paulo/SP) oferece clássicos da gastronomia lusitana com toques contemporâneos em um ambiente sofisticado, cheio de referências à história e arquitetura portuguesas.

Com arquitetura imponente, assinada por Márcio Pedrico, a casa traz uma combinação moderna e nostálgica em sua decoração, com materiais de reuso, como a madeira de demolição cruzeta, retirada de antigos postes de iluminação, os ladrilhos hidráulicos e a formatação clean do deck.

A casa, que tem como proprietários Rui Rodrigues - português da região do Porto - e Mariele Olivia - sua esposa - mostra que de imponente não tem somente o nome de um rei. Eles fizeram questão de acompanhar de perto a criação do ambiente e imprimiram na decoração seus gostos pessoais, trazendo diversas peças que adquiriram em viagens, inclusive os azulejos que revestem algumas das paredes do salão, importados da Europa.

A experiência gastronômica tem início com o farto couvert composto por bolinhos, patês e torradinhas e uma grande variedade de pãezinhos feitos na casa, com destaque para o de coco e o de abóbora. Com passagem por diversos restaurantes portugueses em São Paulo/SP, Francisco Di Assis é o chef titular da cozinha do restaurante, que preza pelos clássicos da cozinha lusitana com um toque contemporâneo em suas criações.

Passando por 10 opções de pratos com o famoso bacalhau, entre eles o Bacalhau do Dom Afonso (posta dourada no azeite, com brócolis, batata sauté, azeitonas pretas e arroz de tomate), sucesso de pedidos na casa, o menu oferece receitas com frutos do mar, Lagostins Grelhados - lagostins abertos e grelhados na casa com arroz roquefort (foto) - como uma das sugestões, além de pratos de arroz, massas, aves e carnes.

A parte da refeição mais aguardada por alguns clientes traz os famosos doces conventuais como sugestões de sobremesas, como o Rocambole de chocolate com recheio de baba de moça, Canilhas com creme de baunilha e os clássicos Sericaia do Alentejo e Toucinho do Céu, entre as escolhas para finalizar o almoço ou jantar.

Além da gastronomia, vale a pena destacar o serviço da casa, com sua brigada de ouro, que conta com funcionários que já passaram por premiados restaurantes na capital, como o A ela Sintra, Bacalhoeiro, Antiquarius e o extinto Café Antique.

A belíssima adega do restaurante, que comporta mais de 600 rótulos, sendo 80% deles de origem lusitana, também merece atenção. Além das garrafas dispostas em armações individuais de ferro, a beleza do espaço fica por conta do lustre de cristais vermelhos e das paredes revestidas por madeira de demolição. A frente de vidro deixa toda essa combinação de elementos à vista de quem transita pelo salão principal.

Serviço:
:: Restaurante Dom Afonso
:: Endereço: Rua Capitão nascimento Filho 149 – Jardim Vergueiro, em Sorocaba/SP
:: Horário de funcionamento: Terça a sexta das 12h às 15h e 19h às 0h. Sábado das 12h às 16h e 19h à 1h. Domingo das 12h às 17h
:: Observações: Música ambiente. Acesso para deficientes. Possui área para fumantes (área externa na entrada do restaurante). Sistema Wireless
:: Lugares: 120
:: Telefones: (15) 3031-1001/1002/1003
www.domafonsorestaurante.com.br