domingo, 12 de agosto de 2012

Pub promove harmonização de pratos com cervejas da escola britânica

Na segunda-feira passada, dia 06 de agosto, a unidade do Pub Mulligan Zona Sul (Wenceslau Escobar, 1823), em Porto Alegre, promoveu o evento “Beers of the World” que consistiu em um jantar harmonizado com cervejas da escola britânica. A principal característica das cervejas da Inglaterra é a quantidade mais intensa de lúpulos, que caracteriza a bebida com mais amargor.

Confira a sequência da degustação:

Recepção:
Marston´s Pedigree – A Marston´s é a maior cervejaria independente do Reino Unido, produtora desta famosa cerveja, já tendo sido eleita como a "Rainha das Bitters" e nomeada como ícone da Inglaterra pelo governo inglês. Alguns estudiosos no assunto colocam a Pedigree entre as dez cervejas obrigatórias de serem provadas antes de morrer! Este é uma das Ale mais vendidas no país europeu.



















Entrada:
Fishermann Salad – Salada composta de folhas verdes, laranja, nozes, salmão e vinagrete de aceto balsâmico.



















Harmonização:
Spitfire Premium Kentish Ale – Este é simplesmente a mais clássica e tradicional ale inglesa, tendo conquistado a medalha de ouro em 2009 no Monde Selection. Ela é elaborada a partir da infusão de três lúpulos de Kent, que confere o amargor balanceado e aroma floral desta Bitter inglesa de cor vermelho-sangue. Há notas de geleia de uvas e pimenta do reino. Seu final frutado decai aos poucos com lembranças de especiarias e framboesa sivestre.



















Primeiro prato:
Sanduíche Cherry Blues – Massa com recheio de carne e molho escuro.



















Harmonização:
Wychwood Hobgoblin – Esta cerveja é produzida com maltes pale e chocolate, encorpada pela torrefação do malte. Apresenta bela coloração vermelho-rubi e adição de lúpulos “English Fuggles“ e “Styrian Goldings”. Seu sabor moderadamente amargo é equilibrado com leves notas frutadas que permanecem até o final. Graduação alcoólica de 5,2%.



















Segundo prato:
Boxty de Cordeiro – Uma massa elaborada com batata com recheio de carne de cordeiro.



Harmonização:
Coopers Best Extra Stout – Esta cerveja australiana (a única que não pertencia à Inglaterra) contém 6,3% de álcool e apresenta aroma de café e malte torrado. Na boca se apresenta forte e encorpada. A Coopers Stout tem o caráter indomável da Austrália selvagem, das surpresas da “grande barreira de coral” e do deserto australiano.



















Sobremesa:
Sorvete de creme com Baileys



















Harmonização:
Marston´s Owd Rodger – Este é uma receita inglesa de red ale com mais de 500 anos. Os sabores possíveis de identificar são de frutas secas, além do malte e do final amargo. É muito apreciada nos campos ingleses.