quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fundação Ecarta realiza degustação de vinhos da Estância Guatambu

O Núcleo Cultural do Vinho da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre, promove nesta sexta-feira (03-08), às 19h30min, uma degustação de vinhos da Estância Guatambu, situada em Dom Pedrito/RS, fronteira com o Uruguai. O valor da entrada é de R$ 25,00 por pessoa, porém não há mais vagas desde essa quinta-feira.

O cultivo da videira na Estância Guatambu é marcado por um terroir com mais de 2,3 mil horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos. A Guatambu utiliza, ainda, uma tecnologia inovadora e ecológica no controle fitossanitário dos parreirais, a máquina Lazo TPC (Thermal Pest Control).

Todo este investimento iniciou em 2003 através de um projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, visando aproveitar o clima da Campanha Gaúcha, bastante adequado para esta atividade. O resultado deste trabalho são vinhos e espumantes que, mesmo lançados há pouco tempo, já receberam premiações.

Recentemente, o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 (foto), lançado na edição deste ano da Expovinis em SP, recebeu a Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, concorrendo com 519 amostras de 17 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai).

O evento na Fundação Ecarta terá como convidada a engenheira agrônoma e mestre em enologia Gabriela Hermann Pötter, membro da terceira geração da família proprietária da Guatambu. Além de mostrar a qualidade dos vinhos, Gabriela também irá abordar a estância enoturística, a 14km da cidade de Dom Pedrito, com previsão para ser inaugurada em dezembro deste ano.

Sob o conceito de pátio central, a vinícola se desenvolverá em forma de U com iluminação e ventilação voltadas para o seu interior, como forma de abrandar o Minuano que sopra na campanha e proporcionar condições térmicas ideais para a produção de vinhos de qualidade. A vinícola possui uma arquitetura voltada para o turismo, com sala de degustação técnica, varejo, espaço gourmet com culinária típica da região e salão de eventos.

Confira os vinhos e espumantes que serão degustados na Fundação Ecarta:
- Espumante Guatambu Nature (champenoise)
- Espumante Guatambu Extra-brut (champenoise)
- Espumante Poesia do Pampa Brut
- Luar do Pampa Gewürztraminer 2011
- Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011