domingo, 23 de outubro de 2011

Vinícola Courmayeur lança espumante em Porto Alegre



A vinícola Courmayeur, de Garibaldi/RS, lança nesta quinta-feira (27-10) o espumante Retrato Courmayeur Nature no restaurante Barranquinho (Avenida Protásio Alves, 1538), em Porto Alegre. O espumante revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha.

Elaborado somente em safras excepcionas, as uvas utilizadas em sua elaboração provêm exclusivamente do vinhedo "Colina Verde C1", localizado em Garibaldi. As suas características geográficas oferecem uma total harmonia para o desenvolvimento desta variedade. As uvas sāo colhidas manualmente nas primeiras horas da manhā e prensadas cuidadosamente para extrair os mais finos e delicados aromas da casta Chardonnay. De aroma frutado, apresenta perlage intenso, fino e persistente.

A fermentação é feita com levedura selecionada específica para a variedade Chardonnay, realizada em tanque de aço inoxidável com controle de temperatura. Logo em seguida, inicia-se a tomada de espuma em autoclave, permanecendo por oito meses em contato com as leveduras (Método Charmat Longo). Ao final da tomada de espuma restou neste espumante apenas o açúcar residual da fermentação, valorizando ainda mais as características e a potencialidade da uva Chardonnay da região da Serra Gaúcha.

O espumante Retrato é classificado como “nature”, ou seja, mais seco (menos açúcar) que um extra brut. É elaborado exclusivamente com a variedade Chardonnay, proveniente de um único vinhedo. A bebida considerada Top Premium terá apenas 6 mil garrafas e já está disponível para venda.