terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Autora brasileira ganha prêmio da Academia Internacional de Gastronomia



O livro São Paulo – Memória e Sabor, de autoria de Rosa Belluzzo, publicado em 2009 pela Editora Unesp, ganhou o Prix de la Litterature Gastronomique, concedido pela Assembleia Geral da Academia Internacional de Gastronomia (AIG), entidade reconhecida mundialmente, fundada em 1983, com sede em Paris. A confirmação, feita no dia 25 de janeiro, premiou também a chef brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, na categoria Prix du Chef de l'Avenir.

São Paulo – Memória e Sabor não é apenas um livro de receitas, pois também ajuda a compreender épocas e histórias. Rosa Belluzzo busca, nos manuscritos e velhos livros de receitas familiares, modelos alimentares e transformações históricas, como a inclusão da cozinha no corpo da casa. O projeto demonstra por meio de textos e ilustrações a importância da comida na formação da sociedade paulista e apresenta suas origens e todo o processo que passou a ser tão popular em nossas mesas.

Para Rosa Belluzzo, a conquista deste prêmio colabora para a repercussão da nossa culinária: “Para mim este prêmio tem grande valor, pois não só divulga nossa cozinha no mundo, já que o evento congrega vários países, como também recupera a culinária paulista que está tão esquecida”, e completa: “fico feliz por ter sido o livro da minha cidade que ganhou”, comemora a autora.

A entrega do prêmio, programada para ser realizada em Madri ou Paris, ainda tem a chance de ocorrer também em São Paulo, já que duas brasileiras foram agraciadas. O evento na cidade ainda aguarda confirmação da Academia Internacional de Gastronomia.