segunda-feira, 17 de maio de 2010

Restaurante Boris é opção de cozinha mediterrânea em Porto Alegre



O restaurante Boris (Avenida Osvaldo Aranha, 778, Bom Fim), em Porto Alegre, é um local para sentar e degustar sem pressa, com entradinhas especiais, um cardápio elaborado, drinques, vinhos e cervejas vindas de diversos países.

E os prazeres no Boris não param por aí: o chef Pépe Laytano anuncia a abertura da casa aos domingos, a partir deste domingo (23-05), com um cardápio que traz opções de carne, frango ou peixe. Também nesse dia será inaugurada a ilha de antepasto com polvo marinado, camarões à vinagrete ao sabor de lula defumada, caponata, muzzarela de búfola al finocchio, embutidos, fundos de alcachofra alla marinariella, mini berinjelas em conserva, pão italiano, pães de parmesão, cebola e orégano.

De terça a domingo, o restaurante oferece um cardápio nos moldes da cozinha mediterrânea, acrescida de detalhes e ingredientes do oriente médio. Os pratos surpreendem pelos detalhes e sabores, aliados ao preço acessível que a casa propõe. O chef Pépe Laytano tem larga atuação em renomados restaurantes do mundo todo e suas especialidades estão na cozinha mediterrânea, de onde vem a base de seus pratos. Também é um expert no preparo de massas, já que vem de uma típica família italiana.

Breve histórico:

A história do "Boris" começou quando Luciane Seligman, proprietária do Muffuletta -bar e café, e Pépe se encontraram ao acaso numa viagem a uma vinícola uruguaia. Ela comentou que tinha a intenção de abrir um restaurante diferenciado na cidade, onde a comida judaica estivesse presente. Pépe imediatamente se encantou com a possibilidade e quis integrar o projeto: “minha cozinha é totalmente de raiz mediterrânea e os itens judaicos - as frutas secas, pães, peixes defumados, cordeiros – combinam perfeitamente com a proposta, pois a cozinha do Mediterrâneo já tem uma etnologia do oriente médio e as culturas bastante parecidas. É isso que eu quero, trazer essa comida pro Boris”!

O nome Boris é uma homenagem ao avô de Luti Seligman, o Dr. Boris, como era conhecido entre os amigos e colegas da Secretaria de Educação, onde trabalhou boa parte de sua vida. Nascido em 1905, na Moldávia, Boris era filho de judeus russos que imigraram para o Brasil.