terça-feira, 8 de maio de 2012

Degustações de vinhos e azeite de oliva acontecem nesta semana em Porto Alegre

Nesta semana acontecem alguns eventos interessantes em Porto Alegre para quem se interessa por vinhos e azeite de oliva. Amanhã (09-05), a partir das 17h, o Instituto Cervantes da Capital gaúcha promove uma oficina de degustação de azeites de oliva espanhol. O evento ocorre no restaurante Xavier260 Cuina Catalana (Rua Auxiliadora, 260). O objetivo é divulgar os valores nutricionais e a herança cultural que representa o consumo de azeite de oliva, expondo as diferentes propriedades, suas qualidades e benefícios para a saúde. O azeite tem um papel fundamental na dieta mediterrânea, reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.

Ainda nesta quarta-feira, a partir das 19h na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943), será ministrada uma palestra com o título “Vinhos de Bordeaux - Os segredos do corte bordalês”. A apresentação fica a cargo de Cledi Sodré Souza, sommelier e sócio proprietário da Sommelier Vinhos. A região de Bordeaux, rodeada de histórias e mitos, é o berço da variedade Cabernet Sauvignon e da enologia mundial. Sodré trará sua experiência de viagem e falará sobre esta nobre área de vinho francês, desvendando mistérios, além da uva Cabernet Sauvignon, da Merlot, Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot. O valor da participação é de R$ 25,00 por pessoa.

E na quinta-feira (10-05), a Vinícola Dunamis (foto), de Dom Pedrito/RS, realiza uma degustação inédita. Em parceria com o Divina Resto Bistrot (Rua Hilário Ribeiro, 287, Moinho de Vento), a partir das 19h30, a vinícola irá apresentar os vinhos da linha vertical do Dunamis Cor, rótulos da linha Elementos das safras 2008, 2009 e 2011.