terça-feira, 29 de maio de 2012

Vinícolas da região dos Altos Montes/RS mostram 22 exemplares em roteiro pela Serra Gaúcha

Os melhores vinhos de uma das mais tradicionais e premiadas regiões vitivinícolas do País. É isso o que imprensa, crítica especializada e apreciadores encontrarão na primeira edição da Mostra dos Vinhos Finos dos Altos Montes, realizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O evento, que ocorre no dia 26 de junho, no restaurante Dolce Italia da Escola Internacional de Gastronomia (UCS Icif), reunirá 22 dos melhores exemplares das 11 vinícolas que integram o roteiro da Associação dos Produtores de Vinhos Finos dos Altos Montes (Apromontes).

“O objetivo é mostrar a personalidade e a evolução dos vinhos produzidos nos Altos Montes. Nos últimos anos, as nossas vinícolas se transformaram com investimento na estrutura e processo de elaboração de vinhos. O resultado é produtos e vinícolas reconhecidos, por isso queremos mostrar isso e fortalecer a região produtora”, explica o presidente da Apromontes, Deunir Argenta.

Durante a mostra serão apresentados apenas os vinhos finos, brancos e tintos, produzidos pelas vinícolas do roteiro. Para isso, cada vinícola fará uma seleção dos produtos que pretende servir, com a possibilidade de ter lançamentos. Estes vinhos passarão, então, por uma avaliação na Comissão de Enologia dos Altos Montes, que escolherá as duas melhores amostras de cada vinícola para serem degustadas durante o evento.

Além de provar os vinhos, os convidados ainda participarão de um bate papo e coquetel com os enólogos que elaboraram cada um dos vinhos e de um fantour pelas vinícolas dos Altos Montes, onde conhecerão o processo de vinificação, a estrutura enoturística e as belas paisagens que servem de plano de fundo para a elaboração de alguns dos melhores vinhos brasileiros.

Já está confirmada para o mês de setembro a primeira Mostra dos Espumantes dos Altos Montes. Os dois eventos passam, a partir de agora, a integrar um calendário anual de ações da região produtora, localizada entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.