quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vinum Enoteca promove jantar harmonizado com vinhos da Campos de Cima

A Vinum Enoteca (Rua Marquês do Herval, 52, Moinhos de Vento), em Porto Alegre, promoveu jantar harmonizado nessa quarta-feira (30-05) com espumante e vinhos da vinícola Campos de Cima, localizada em Itaqui, fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Mesmo com pouco tempo de produção, tendo elaborado os primeiros vinhos em 2006, a vinícola aposta na qualidade dos exemplares com uma produção limitada de duas a três mil garrafas por safra nos 15 hectares que destinam aos parreirais.

O jantar iniciou com uma entrada composta por “Bolinhos de bacalhau e de thay de salmão”. Para harmonizar, o excelente espumante Campos de Cima Extra Brut: cor amarelo palha e na boca intenso e frutado. O primeiro prato servido foi “Peixe com legumes e purê de mandioquinha” com um Viogner Campos de Cima 2011. Em seguida foi apresentado o “Entrecot grelhado com risoto de cogumelos” com um Merlot Campos de Cima 2011 (foto). Este vinho chamou a atenção por ressaltar o aroma de frutas vermelhas e uma cor vermelho rubi. E para encerrar, a sobremesa foi “Sorvete de baunilha com calda de mirtilo”.

De acordo com a proprietária da Campos de Cima, Hortência Ayub, a safra deste ano promete ser a melhor até o momento. Ela destaca os varietais Tannat e o Syrah. Outros exemplares apontados por Hortência são o Malbec 2011 e o Ruby Cabernet 2008. “Alguns vinhos das safras anteriores ainda estão sendo avaliados pela Embrapa para atingir a plenitude. Temos certeza que teremos ótimos resultados”, avalia a proprietária.

Os investimentos para elevar a produção estão a caminho. Segundo Hortência, já existe um projeto para a implantação da vinícola, que deve estar concluída nos próximos anos. Além disso, a Campos de Cima irá financiar a construção de um prédio industrial com área construída de 570 metros quadrados e a aquisição de oito tanques fermentadores, um tanque isométrico e um refrigerador de líquidos.