domingo, 8 de novembro de 2009

Salmão com molho de mel e ervas frescas com batatas assadas no alecrim




Este prato é ideal para clima quente e tem predominância do mel, ideal para quem aprecia o agri-doce. Para contrabalançar, as batatas terão um toque mais para o salgado por causa do queijo parmesão. Confira como prepará-lo.

INGREDIENTES:

Para o salmão:
- Dois filés de salmão (50 gramas cada um)
- 50 ml de aceto balsâmico
- Tomilho e manjericão frescos
- Duas colheres de mel
- 5 ml de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino

Para as batatas:
- 4 batatas médias assadas com sal (uma colher de sopa para cada litro de água)
- Queijo parmesão ralado (10 gramas)
- Manteiga (20 gramas)
- Alecrim fresco

MODO DE PREPARO:

- Após o mise en place, que consiste em separar os ingredientes para a receita, unte uma forma com 10 gramas de manteiga e coloque as batatas já cozidas e descascadas. Sobre elas passe as 10 gramas restantes de manteiga, depois o alecrim e polvilhe por último com o queijo ralado. Em forno préaquecido a 300º por 10 minutos, coloque a travessa. As batatas levam ao redor de 30 minutos par ficarem prontas, mas é preciso manter cuidado para não passar do ponto, quando o queijo começa a ficar dourado.

- Para o molho é preciso utilizar uma panela aberta de inox, ou uma frigideira pequena. Coloque o aceto com as ervas, sal e pimenta. Deixe em fogo mínimo na boca de fogão mais fraca. A intenção é reduzir o aceto. Quando estiver quase espesso, acrescente as duas colheres de mel e mantenha em fogo baixo.

- Quando acrescentar as duas colheres de mel no molho, é preciso esquentar uma outra frigideira grande sem nada dentro com fogo no máximo na maior boca do fogão. Depois de um a dois minutos, retire a frigideira do fogo e despeje o azeite de oliva. Leve novamente ao fogo e coloque o salmão imediatamente. Tempere com sal e pimenta do reino.

MONTAGEM:

- Disponibilize as batatas, depois coloque os dois filés de salmão e por cima, com uma colher, coloque com cuidado o molho. Enfeite as batatas com alguns ramos pequenos de tomilho.