segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Festival gastronômico com chef Paulo Gradin é aprovado




A sétima edição do Escoffier (Festival Gastronômico Sabores do Sul), que aconteceu na semana passada no Restaurante Du´attos do Multipalco Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n), em Porto Alegre, apresentou o chef Paulo Gradin, vencedor do prêmio chef Revelação de Gramado pelo La Table D’or Mediterranée. O festival é uma comemoração pelos cinco anos da revista Sabores do Sul.

Ele preparou um cardápio com três entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. O resultado foi positivo, mesmo que a primeira entrada, o Consomé Mediterrâneo, elaborado a partir de alho poró ao creme e finas ervas, apresentasse uma temperatura muito elevada para um dia quente na capital gaúcha. Sem dúvida nenhuma, esta entrada seria mais propícia para dias frios. Fora a temperatura do Consomé, a consistência estava perfeita.

Logo em seguida veio a segunda entrada: o Champignon Paris com recheio ao catupiry e parmesão ao sauvignon blanc e requeijão com ervas finas. As combinações de sabores proporcionaram um resultado muito bom. A terceira entrada foi o Cocktail Mediterrâneo, feito de camarão ao conhaque e páprica picante, alface e tomate. Esta entrada considerei ideal para um dia quente, portanto a mais correta entre as três.

O primeiro prato principal foi o Crevettes et Truffes aux Formages, elaborado a partir de camarões rosa grelhados, trufas de mussarela e manjericão, mais trufas de ricota e nozes ao molho quatro queijos e finas ervas. A combinação do molho de queijos e dos camarões é de satisfazer qualquer pessoa que realmente goste destes dois elementos. O prato é uma variação do qual ele apresentou no Festival Internacional de Gastronomia, que ocorreu em setembro, na cidade de Gramado, e lhe rendeu o segundo lugar entre os melhores pratos do festival.

O outro prato principal foi o Médaillon à la Sauce Bechamel (foto): medalhão de filé coberto com crisps de alho poró e pimenta rosa ao molho bechamel e arroz mix mediterrâneo. O prato estava impecável, porém o medalhão não estava no tamanho considerado ideal, que é de 3 cm de altura e de 6 a 8 cm de diâmetro. O tamanho da peça indicava mais para um escalope, que consiste entre 2 cm de altura e 50g de peso.

E a sobremesa servida foi o Sucrérie du Lait, elaborado a partir de doce de leite. Além deste prato, a chef Andrea Schein, que se especializou em elaborar os famosos macarons, aproveitou a ocasião e serviu alguns em cada mesa. A textura estava perfeita, sendo que bastava pressionar a língua com o céu da boca para comê-los, sentindo a maciez e o sabor desta iguaria francesa.