quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Técnicos avaliam safra 2009 de vinhos da região do Vale dos Vinhedos




Os 30 vinhos inscritos para a obtenção de selos de Indicação de Procedência (I.P.V.V) e Denominação de Origem (DO) foram avaliados na fase de degustações técnicas, realizada nos dias 19 e 20 de novembro, no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Provenientes de nove vinícolas do Vale dos Vinhedos, as amostras seguem agora para análises nos Laboratórios da Embrapa e de Enologia (Laren), em Caxias do Sul.

Neste ano, a novidade foi a estreia das vinícolas na busca pela certificação para a Denominação de Origem, diferencial que dará ao Vale status de região de excelência na elaboração de vinhos de alta qualidade e que poderá chegar ao mercado já a partir dos rótulos da safra 2009. Das nove vinícolas participantes, quatro estão solicitando a I.P.V.V., outras 4 (quatro) buscam a DO e uma está inscrita para a obtenção de selos nas duas categorias.

Após a análise sensorial feita por um Comitê de Degustação, as 30 amostras – sendo 3 de vinhos brancos, 3 de vinhos base para espumantes e 24 de tintos –, aguardam o resultado das análises físico-químicas para sua aprovação final. Somente após a finalização desta etapa é que serão conhecidos os vinhos da safra 2009 que receberão os selos de Indicação Geográfica.

Primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos vem colhendo os resultados de investimentos na melhoria da qualidade de seus vinhos e espumantes, hoje reconhecida em todo o mundo. No caso da DO, as regras ainda estão sendo finalizadas pelo Conselho Regulador, junto com a Embrapa Uva e Vinho e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e, posteriormente, o processo ainda será remetido para avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

* Crédito da foto: Lucinara Masiero