quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vinícolas gaúchas estreiam na busca por certificação para Denominação de Origem




O diferencial de qualidade dos vinhos do Vale dos Vinhedos já é reconhecido pelo mercado graças aos parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência. E esse diferencial deve ganhar maior relevância já a partir dos rótulos da safra 2009, que poderão desembarcar no mercado com o selo de Denominação de Origem (DO).

Esta é a primeira vez que as cantinas colocam à prova vinhos para a obtenção do selo de DO, certificação que representa um grande avanço em relação à anterior, a Indicação de Procedência (IP).

A certificação, pleiteada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ainda está em fase de finalização documental. Entretanto, os vinhos da safra deste ano já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros a fim de requerer a concessão futura da DO quando esta for autorizada.

Em outubro, as vinícolas do Vale dos Vinhedos interessadas tanto na IP como na DO fizeram o requerimento para a avaliação técnica de seus produtos. Foram encaminhadas as inscrições para 30 vinhos provenientes de nove vinícolas do Vale dos Vinhedos, que totalizarão 1.134.000 garrafas certificadas. Deste total, 780 mil garrafas destinam-se à obtenção da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) e 354 mil, da Denominação de Origem (DO). As degustações técnicas serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro, a partir das 9h30min, no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa, em Bento Gonçalves.

Neste ano, das nove vinícolas participantes, quatro estão solicitando a I.P.V.V., outras 4 (quatro) buscam a DO e uma está inscrita para a obtenção de selos nas duas categorias. “Já estamos trabalhando nas degustações para formalizar a DO que dará ao Vale dos Vinhedos o status de região de excelência na elaboração de vinhos de alta qualidade”, destaca o presidente do Conselho Regulador, Ademir Brandelli.

Avaliadas por um Comitê de Degustação, as 30 amostras – sendo 3 de vinhos brancos, 3 de vinhos base para espumantes e 24 de tintos –, aguardam o resultado das análises físico-químicas para sua aprovação final. As degustações serão feitas por três técnicos da Embrapa Uva e Vinho, um representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e três membros de vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos vem colhendo os resultados de investimentos na melhoria da qualidade de seus vinhos e espumantes, hoje reconhecida em todo o mundo. No caso da DO, as regras ainda estão sendo finalizadas pelo Conselho Regulador, junto com a Embrapa Uva e Vinho e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e, posteriormente, o processo ainda será remetido para avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Localizado na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos situa-se entre os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, a 120 quilômetros de Porto Alegre.

PROCEDIMENTOS:

Para a obtenção da I.P.V.V. os vinhos inscritos deverão atender os seguintes requisitos:

- Comprovação da origem da uva, sua variedade, quantidade produzida, fornecedor e localização.

- Uvas autorizadas para a I.P.V.V : Riesling Itálico, Chardonnay, Gewustraminer, Flora, Malvasias, Sauvignon Blanc, Semillon, Trebiano, Pinot Blanc, Prosseco e Moscatos. Os tintos são provenientes de 12 variedades, sendo elas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancelotta, Tannat, Egiodola, Pinot Noir, Gamay, Pinotage, Alicante Buche, Malbec e Carmenere.

- Os vinhos devem conter 85% da uva cultivada no Vale dos Vinhedos.

- O método de condução do vinhedo pode ser latada e espaldeira com produção de até 20 mil quilos por hectare.

Já para a obtenção da Denominação de Origem os requisitos são:

- Variedades tintas autorizadas: Merlot com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Merlot e o restante com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat

- Variedades brancas autorizadas: Chardonnay com 85% da varietal e Assemblage com, no mínimo 60% de Chardonnay e o restante com Riesling Itálico

- Espumantes: Brancos ou rosados, devendo conter, no mínimo, 60% das uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir e o restante com Riesling Itálico

- 100% da uva cultivada no Vale dos Vinhedos

- Vinhedo conduzido no método espaldeira com produção de, no máximo, 10 mil quilos por hectare para vinhos e 12 mil quilos por hectare para espumante

Mais informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)
Fone: (54) 3451.9601 www.valedosvinhedos.com.br / aprovale@valedosvinhedos.com.br